quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coletânea de Sentenças Patrísticas - Maria, os Santos e os Anjos

- 1 -
- 2 -
A FÉ CRISTÃ
Carlos Martins Nabeto
A FÉ CRISTÃ
- Coletânea de Sentenças Patrísticas -
Volume 3
Maria, os Santos e os Anjos
1ª Edição
2007 - 3 -
Carlos Martins Nabeto
Direitos Autorais do Autor
NABETO, Carlos Martins. 1969-
A Fé Cristã: Coletânea de Sentenças Patrísticas. Volume 3.
São Vicente: 2007.
(1ª edição, 96 páginas)
Bibliografia.
Registrado na Fundação Biblioteca Nacional sob o nº 361.898, Livro 669, fls. 58.
1. Catolicismo; 2. Patrística; 3. Patrologia; 4. Literatura cristã primitiva I. Título
CDD – 281.1
Índices para Catálogo Sistemático:
1. Literatura cristã primitiva 281.1
2. Padres da Igreja: literatura cristã primitiva 281.1
3. Escritores eclesiásticos: literatura cristã primitiva 281.1
4. Patrística 281.1
5. Patrologia 281.1
Capa: Sílvio L. Medeiros – smedeiros@veritatis.com.br
+NIHIL OBSTAT
pe. Caetano Rizzi - Vigário Judicial
Santos, 21/12/04 – na festa de São Pedro Canízio
+IMPRIMATUR
Conforme o cânon 827, §3, do Código de Direito Canônico, autorizo a publicação desta obra.
+d. Jacyr F. Braido
Bispo Diocesano de Santos
01 de janeiro de 2005
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio ou processo, especialmente por sistemas gráficos, microfilmáticos, fotográficos, reprográficos, fonográficos, videográficos, Internet e e-books ou outros, sem prévia autorização, por escrito, da editora. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial em qualquer sistema de processamento de dados e a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer programa juscibernético. Essas proibições aplicam-se também às características gráficas da obra e à sua editoração. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal, cf. Lei nº 6.895, de 17.12.1980), com pena de prisão e multa, conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (artigos 102, 103 parágrafo único, 104, 105, 106 e 107 itens 1, 2 e 3, da Lei nº 9.610, de 19.06,1998 [Lei dos Direitos Autorais]). O autor concede licença especial para este e-book ser armazenado e distribuído pela Internet, apenas pelos sites http://www.veritatis.com.br e http://cocp.veritatis.com.br. - 4 -
A FÉ CRISTÃ
“Todo aquele que der testemunho de Mim diante dos homens, também Eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus”
(Mat. 10,32).
- 5 -
Carlos Martins Nabeto
Série “Citações Patrísticas”
Volume 1
- A Palavra de Deus / A Profissão de Fé
Volume 2
- Deus Pai, Filho e Espírito Santo
Volume 3
- Maria, os Santos e os Anjos
Volume 4
- A Igreja de Cristo
Volume 5
- Os 7 Sacramentos / A Criação
Volume 6
- Escatologia e Questões Diversas
- 6 -
A FÉ CRISTÃ
DEDICATÓRIA
À minha esposa, Ana Paula,
e filhos, Lucas e Victor.
Aos meus pais,
Modesto e Joaquina.
Aos irmãos de Apostolado
e a todos os meus leitores em geral.
- 7 -
Carlos Martins Nabeto
SOBRE O AUTOR
Carlos Martins Nabeto, casado e pai de dois filhos, nasceu em São Vicente-SP, vindo de uma família de classe média: o pai comerciante e a mãe dona de casa.
Formado e pós-graduado em Ciência da Computação pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (Uniceb); formado em Direito pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e pós-graduado em Direito Processual Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Trabalha como Analista de Sistemas, Professor Universitário e Advogado.
Desde 1988 dedica-se ao estudo da Fé Cristã, tendo retornado conscientemente ao seio da Igreja Católica em 1991. Fundador, em 1997, do premiado site Agnus Dei, pioneiro na defesa da fé católica na Internet. Em 2002, juntamente com Alessandro Ricardo Lima, fundou o apostolado católico Veritatis Splendor (http://www.veritatis.com.br) - considerado hoje um dos maiores sites católicos em língua portuguesa – onde desde então, além de suas atribuições familiares e seculares, dedica-se à publicação e tradução de artigos referentes ao Cristianismo Primitivo e à defesa da Fé Católica nas questões mais difíceis. Em 2007, fundou ainda o site COCP-Central de Obras do Cristianismo Primitivo (http://cocp.veritatis.com.br), visando centralizar e disponibilizar ao grande público a íntegra de escritos do Período Patrístico. - 8 -
A FÉ CRISTÃ
ÍNDICE
INTRODUÇÃO GERAL 17
DEPÓSITO DA FÉ: A TRADIÇÃO ESCRITA E A TRADIÇÃO ORAL 17
O PERÍODO PATRÍSTICO 19
OCASIÃO DA PRESENTE OBRA 19
MARIA, OS SANTOS E OS ANJOS 21
1. MARIA 22
A) DESCENDENTE DE DAVI 22
B) NOVA EVA 23
C) IMACULADA CONCEIÇÃO 25
D) VIRGEM ANTES DO PARTO DE JESUS 28
E) VIRGEM DURANTE O PARTO 30
F) VIRGEM APÓS O PARTO 31
G) A SEMPRE VIRGEM MARIA 33
H) ASSUNÇÃO AOS CÉUS 36
I) MÃE DE DEUS 41
J) MARIA E A IGREJA 47
K) A MAIS BEM-AVENTURADA PORQUE CREU 48
2. SANTOS 50
A) EXISTÊNCIA 50
B) A PREDESTINAÇÃO DE ALGUNS 51
C) O MARTÍRIO 54
D) A EXPANSÃO DA IGREJA MEDIANTE A PERSEGUIÇÃO E O MARTÍRIO 58
E) INTERCESSÃO DOS SANTOS 60
F) POSSIBILIDADE DAS APARIÇÕES 62
3. ANJOS 64
A) SUA EXISTÊNCIA 64
B) ENCONTRAM-SE HIERARQUICAMENTE ORGANIZADOS 68
C) TODO HOMEM POSSUI UM ANJO DA GUARDA 70
4. IMAGENS X IDOLATRIA 72
A) VENERAÇÃO NÃO É ADORAÇÃO 72
B) CULTO MARIANO 74
C) POSSIBILIDADE DO USO DAS IMAGENS SAGRADAS 76
D) O SIMBOLISMO DAS VELAS 79
ANEXO - RELAÇÃO DE PADRES E ESCRITORES DO PERÍODO PATRÍSTICO 81
ÍNDICE ONOMÁSTICO 86 - 9 -
Carlos Martins Nabeto
BIBLIOGRAFIA E SITES CONSULTADOS 89
LIVROS (FONTES DE CITAÇÕES) 89
SITES CONSULTADOS 93
PARA SABER MAIS... 94
- 10 -
A FÉ CRISTÃ
OBSERVAÇÃO
Esta compilação, devidamente registrada perante as autoridades civis e eclesiásticas, é o resultado de mais de cinco anos de pesquisas e muitas horas de trabalho para sua organização e editoração final.
Não obstante a isto, o Autor disponibiliza GRATUITAMENTE a presente obra na Internet, favorecendo a edificação da fé e o fomento da literatura cristã primitiva.
Por esse motivo, se este livro foi de alguma forma útil para você, considere contribuir com QUALQUER VALOR que o seu coração ordenar, efetivando depósito bancário na seguinte conta-corrente:
Banco 033 – Santander/Banespa
Agência 0123 – Conta nº 01.029678-5
Sua doação favorecerá novas pesquisas para a ampliação deste volume, bem como incentivará novos projetos do Autor.
IMPORTANTE! ATENÇÃO!
Esta obra (e futuras atualizações) somente poderá ser encontrada e distribuída pelos seguintes sites:
APOSTOLADO VERITATIS SPLENDOR
(http://www.veritatis.com.br)
COCP-CENTRAL DE OBRAS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO
(http://cocp.veritatis.com.br)
É terminantemente proibida a distribuição desta obra por outros sites e comunidades da Internet, ou por outros meios, inclusive impressos, ainda que gratuitamente ou sob qualquer alegação, nos termos legais (cf. notícia de copyright à pág. 4). Somente os sites acima indicados garantem a integridade e o conteúdo da presente obra. Em caso de dúvida, acesse um desses sites para obter gratuitamente uma cópia original desta obra.
- 11 -
Carlos Martins Nabeto
- 12 -
A FÉ CRISTÃ
PREFÁCIO
Com imensa satisfação, vejo nascer mais um e-book da Coleção “Citações Patrísticas”, de autoria de Carlos Martins Nabeto. Muito maior é minha alegria ao saber que o tema envolve toda a doutrina da Igreja sobre os anjos, os santos e, principalmente, Nossa Senhora. Ela, que esmaga a cabeça da serpente, também esmaga todas as heresias!
A promessa de Deus feita à serpente foi cumprida, com efeito, na Santíssima Virgem: “Porei ódio entre ti e a mulher...” (Gen. 3,15). De fato, Satanás não odeia a Mãe de Deus como também induz a muitos homens, que andam perdidos nas trevas, a odiá-la também. E não amar Maria como ela merece é uma espécie de ódio!
Nesse sentido, a obra de Carlos Nabeto vem prestar o tributo devido a Nossa Senhora, demonstrando que seu culto tem origem nos primórdios do Cristianismo. Mais do que isso: tem origem na Encarnação do Verbo, quando o Arcanjo São Gabriel a saúda: “Ave, cheia de graça!” (Luc. 1,28) O anjo é o primeiro a louvá-la e nada mais fazemos do que seguir seu exemplo, como também fez Nosso Senhor Jesus Cristo e o discípulo amado, que em sua casa a recolheu após a Crucificação (Jo. 19,27).
Os tempos que hoje vivemos são cruciais para a Igreja. Muitos dos seus filhos, incorporados a ela e a Cristo pelo Batismo, andam afastados da verdadeira fé, professando os mais variados erros. Não escapa nem mesmo a Virgem, cujos altíssimos privilégios são rechaçados por um sem número de seitas protestantes.
Nabeto, em seu mais recente e-book, oferece uma maravilhosa contribuição para esses que odeiam, na prática, a Mãe de Jesus, passem a amá-la. E amá-la com todas as veras de sua alma, de sua inteligência, de seu coração: reconhecendo que ela é a Mãe de Deus, a Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, concebida sem pecado original, assumpta ao céu para lá reinar com seu Filho.
Diz de Nossa Senhora o fundador dos Legionários de Cristo e do Movimento Regnum Christi, o pe. Marcial Maciel, LC:
- 13 -
Carlos Martins Nabeto
“A Maria devo tanto! Tudo nela, relacionado com a minha vida, está exposto por sua generosa entrega, por seu cuidado, por seu sacrifício, por sua fidelidade, em uma palavra, por seu amor de Mãe. Este amor me levou constantemente até Deus e apoiou minha entrega a Ele e à humanidade, e me ensinou também, desde o Cenáculo, o amor e a fidelidade à Igreja, sacramento de salvação.
Maria é a minha guia em minha entrega absoluta a Deus, ao aceitar incondicionalmente sua vontade; por Ela faço uma aceitação e uma entrega sem indecisões nem reservas, alegre e confiada, generosa e desinteressada, absoluta e fiel. Foi me dada como Mãe ao pé da Cruz, e neste dom vindo do alto e saído do próprio coração de Jesus Cristo contém os segredos de minha fidelidade e gozo eterno” (Carta de 29 de Maio de 1988).
Se para com a Santíssima Virgem nutrimos, os católicos, membros da única Igreja fundada por Cristo, sentimentos altíssimos de louvor e gratidão, por causa das obras que Deus nela fez, nem por isso descuidamos de prestar o devido culto de honra aos demais homens e mulheres que foram fiéis ao chamado do Espírito Santo. A esses bem-aventurados, que no céu gozam da visão beatífica, somos devedores de suas orações por nós, de toda a sua vida tornada exemplo, e de sua resposta generosa a Deus que os presenteou com as riqueza de sua graça.
Também sobre os demais santos, por isso, discorre o Autor. Corrijo-me: não discorre... Deixa que os Pais da Igreja discorram, com faz com a Virgem. É a voz desses escritores eclesiásticos, primeiras testemunhas da Igreja nascente, muitos deles contemporâneos dos Apóstolos, e todos eles, sem dúvida, herdeiros dos mesmos na fé ensinada por Jeus, que se fez presente nas linhas deste e-book.
Lendo-o, percebemos que a fé dos Padres, a fé da Igreja Primitiva, a fé dos primeiros cristãos, acerca da Virgem e seus privilégios, dos santos e dos anjos, de sua intercessão por nós, e do nosso culto de veneração a ele, é a fé da Igreja de hoje. Notamos claramente, pelas citações de tantos heróis da Igreja dos primórdios, que a doutrina é a mesma, e a própria Igreja é a mesma. Jesus fundou de fato uma Igreja: una, santa, católica e apostólica, e esta é aquela unida ao Sucessor de Pedro!
- 14 -
A FÉ CRISTÃ
Que a leitura de mais essa pérola do meu amigo Carlos Nabeto eleve nossa alma a Deus, confirmando-nos na fé de nossos Pais “Agostinho, Basílio, Efrém, Atanásio, Crisóstomo, Ambrósio, Leão, Gregório etc.”, e sirva de instrumento para a conversão de tantos irmãos separados, para que, de volta à Igreja Católica, louvem Maria e os santos, para a perfeita adoração de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Rei do Universo.
Rafael Vitola Brodbeck
Pelotas-RS, 13 de agosto de 2007.
Memória de São Ponciano, Papa e
Santo Hipólito, Presbítero, Mártires.
- 15 -
Carlos Martins Nabeto
- 16 -
A FÉ CRISTÃ
INTRODUÇÃO GERAL
“Os melhores intérpretes das Sagradas Escrituras são os Padres da Igreja”
(João Paulo II)
Ingressamos, há alguns anos, no Terceiro Milênio da Era Cristã mas, desde que o Senhor Jesus ascendeu aos céus (Mc. 16,19), centenas de milhões de pessoas têm se sensibilizado por sua palavra, por sua atitude, por seu amor... É fato que após a sua ressurreição, coube sempre à Igreja o múnus de proclamar o Evangelho por todo o mundo (Mt. 28,19), contando, para isso, com o infalível auxílio do Espírito Santo (Jo. 15,26; 16,13; At. 2).
Peregrina neste mundo, a Igreja não raras vezes tem se defrontado com obstáculos que tentam minar a fé e a unidade dos fiéis. Um dos ataques mais comuns contra a Igreja é aquele que a acusa de "deturpar a Palavra de Deus", visto que a Bíblia seria "silente" em tal ou qual ponto da doutrina ou disciplina... Surge daí, então, a dúvida: será que a Igreja Católica atual pode ser identificada com aquela Igreja à qual Cristo empregou o pronome possessivo "minha" (cf. Mt. 16,18)?
A resposta encontra-se claramente no Depósito da Fé confiado à Igreja...
DEPÓSITO DA FÉ: A TRADIÇÃO ESCRITA E A TRADIÇÃO ORAL
Sabe-se, inquestionavelmente, que Jesus passou todo o seu ministério público ensinando as coisas de Deus Pai por viva voz, mediante a pregação oral, com exceção de uma única vez, quando escreveu, com o dedo, na terra (cf. Jo. 8,6); infelizmente, nessa oportunidade única, nenhum dos evangelistas documentou o que ele teria escrito no chão.
Igualmente, constata-se na Bíblia que Jesus jamais ordenou aos seus discípulos para que colocassem por escrito os seus ensinamentos, mas os convocou para que, assim como ele, pregassem o Evangelho a toda criatura (cf. Mc. 16,15), afirmando, ainda, que aqueles que ouvissem seus discípulos estariam ouvindo a Ele mesmo (cf. Lc. 10,16). Por isso, os primeiros escritos do Novo Testamento - as epístolas de São
- 17 -
Carlos Martins Nabeto
Paulo - começaram a surgir 20 anos após a ressurreição do Senhor (os primeiros evangelhos, no entanto, somente passaram a aparecer depois de 40 anos!). Percebe-se, assim, que os discípulos de Jesus obedeceram fielmente a sua ordem, primeiramente pregando e formando as primeiras comunidades, para só depois escrever e, mesmo assim, apenas quando necessário.
Com efeito, o próprio São Paulo deduz a existência de duas formas de Tradição: a oral (formada pela pregação de viva voz) e a escrita (composta pelo Antigo Testamento e os novos documentos cristãos produzidos segundo a necessidade), como lemos em 2Tes. 2,15. Em momento algum a Tradição escrita, consignada na Bíblia, rejeita a Tradição oral (cf. 2Tim. 1,13, 2Tes. 3,6), até porque reconhece-se explicitamente que nem todos os ensinamentos e feitos de Jesus poderiam caber dentro dos limites de qualquer livro (cf. Jo. 20,30; 21,25) e que somente a Igreja é "a coluna e o fundamento da Verdade" (1Tim. 3,15), já que ela obviamente detém, por Pedro, as chaves do Reino (cf. Mt. 16,19), podendo ligar e desligar as coisas no céu (Mt. 18,18), bem como conta com a assistência do Espírito Santo (cf. At. 2,4).
Daí a autoridade da Igreja para proclamar o Reino de Deus (v.tb. Mt. 18,17) e, inclusive, para estabelecer o verdadeiro cânon bíblico. Com efeito, quem estabeleceu o cânon do Antigo (com 46 livros) e do Novo Testamento (com 27 livros) para os cristãos foi a Igreja, no séc. IV, baseando-se na Tradição Oral dos primeiros cristãos. Por isso, quem nega o valor da Tradição Oral não pode nem acatar os livros da Bíblia, vez que esta, por si só, não relaciona os livros que devem ser aceitos como legítimos.
Por outro lado, boa parte daquilo que recebemos pela Tradição oral foi coletada e citada por muitos cristãos primitivos, cuja fé cristã autêntica não lhes pode ser negada ou reduzida, em seus respectivos escritos, que demonstram posições não contrárias à Bíblia ou complementares a esta. A autoridade de cada escritor, porém, está firmada sobre a sua erudição, santidade e ordem hierárquica.
Daí ser inegável a importância do período Patrístico para a Igreja cristã, pois foi durante os primeiros séculos da Era Cristã que não apenas a Igreja como a própria doutrina cristã se "desenvolveram", ou seja, foram melhor explicadas, compreendidas e aceitas por toda a Cristandade.
- 18 -
A FÉ CRISTÃ
O PERÍODO PATRÍSTICO
Geralmente compreende-se o Período Patrístico entre o final do século I (com a morte do último Apóstolo, isto é, São João) e o século VIII, inclusive. Durante todo esse período, muitas perseguições e heresias surgiram e ameaçaram os fundamentos do Cristianismo, mas graças aos esforços empreendidos por diversos cristãos - de homens e mulheres rudes e figuras anônimas a grandes bispos e teólogos, versados nas Sagradas Letras (tradição escrita) e nas Tradições Apostólicas (tradição oral) -, a fé cristã não apenas triunfou sobre os seus perseguidores e detratores como também afastou de vez o perigo de se ver contaminada pelo veneno mortal das heresias.
Podemos, pois, classificar esses ilustres cristãos da seguinte maneira:
a) Padres da Igreja: São aqueles homens e mulheres de Deus que, segundo os estudiosos da Patrística, reúnem as seguintes características:
1) Doutrina Ortodoxa: não significa isenção total de erros, mas a fiel comunhão de doutrina com a Igreja universal;
2) Santidade de Vida: na forma como se cultuavam os santos na Antigüidade cristã;
3) Aprovação Eclesiástica: deduzida das deliberações e declarações eclesiásticas; e
4) Antigüidade: dentro do período acima considerado (séc. I-VIII d.C.)
b) Escritores Eclesiásticos: Cabe a todos os demais escritores-teólogos da Antigüidade Cristã, mesmo os que não refletem "doutrina ortodoxa" e "santidade de vida".
Isto posto, nota-se que o ensino unânime dos Padres é considerado pela Igreja como regra infalível de uma verdade de fé, já que, isoladamente, nenhum Padre da Igreja pode ser tido por infalível, exceto quando foi Papa ensinando ex cathedra, ou quando certa passagem de seu escrito foi aprovado por um Concílio Ecumênico.
OCASIÃO DA PRESENTE OBRA
Conhecer os textos produzidos pelos primeiros cristãos além de nos ajudar a compreender melhor a nossa fé, também nos mostra que, hoje, muitas seitas voltam a pregar doutrinas já condenadas nos primórdios do Cristianismo. E se foram
- 19 -
Carlos Martins Nabeto
reprovadas é porque não refletiam - e não refletem! - a verdadeira fé transmitida por Cristo à sua Igreja. Exatamente por isso, não é de se estranhar que muitas pessoas tenham retornado à Igreja de Cristo após estudar seriamente os textos produzidos no Período Patrístico.
Porém, embora já fosse possível encontrar em língua portuguesa algumas obras retratando personagens e ensinos ou até mesmo reproduzindo na íntegra escritos desse Período (v. Bibliografia, no final da presente obra), inexistia - até então - em nosso mercado editorial, uma obra que reproduzisse somente as passagens mais importantes de toda essa vasta produção literária, segundo uma abrangente ordem de matérias e submatérias afins. É justamente esse espaço que pretendemos preencher, "facilitando a vida", em especial, dos estudantes de Teologia, seminaristas, clérigos e catequistas...
Visando também demonstrar que a doutrina da Igreja permaneceu inalterada nestes dois mil anos de Cristianismo, apresentamos cada matéria e/ou submatéria citando ainda o(s) versículo(s) bíblico(s) correspondente(s), ainda que não exaustivamente, bem como reproduzimos o ensino oficial da Igreja, quer citando o Catecismo da Igreja Católica, quer - quando isto não for possível - reproduzindo um texto retirado de alguma obra de prestígio em nosso mercado editorial.
Apresentando, pois, mais de 1.600 citações dos primeiros padres e escritores da Igreja primitiva, pretendemos, por fim, tornar realidade, da forma mais simples possível, o desejo explicitamente manifestado pelos padres do Concílio Vaticano II (p.ex., decr. Presbyterorum Ordinis, nº 19). "Retornando" às fontes patrísticas, certamente estaremos adequando o nosso pensamento sobre as coisas de Deus com o ensinamento da Igreja dos primeiros tempos, solidificando a nossa fé de hoje e de sempre, já que o consenso unânime dos Padres da Igreja continua sendo considerado argumento decisivo em qualquer controvérsia teológica.
Carlos Martins Nabeto
Aos 13 dias de Janeiro de 2005,
Festa de Santo Hilário de Poitiers (+367),
bispo e doutor da Igreja.
- 20 -
A FÉ CRISTÃ
MARIA, OS SANTOS E OS ANJOS
A Igreja, que desde o início modela a sua caminhada terrena pela caminhada da Mãe de Deus, repete constantemente, em continuidade com ela, as palavras do “Magnificat”. Nas profundidades da fé da Virgem Maria na Anunciação e na Visitação, a Igreja vai haurir a verdade acerca do Deus da Aliança; acerca de Deus que é Todo-poderoso e faz “grandes coisas” no homem: “santo é o seu nome”. No Magnificat, ela vê debelado nas suas raízes o pecado do princípio da história terrena do homem e da mulher: o pecado da incredulidade e da “pouca fé” em Deus. Contra a “suspeita” que o “pai da mentira” fez nascer no coração de Eva, a primeira mulher, Maria, a quem a tradição costuma chamar “nova Eva” e verdadeira “mãe dos vivos”, proclama com vigor a não ofuscada verdade acerca de Deus: o Deus santo e onipotente, que desde o princípio é a fonte de todas as dádivas, Aquele que “fez grandes coisas” nela, Maria, assim como em todo o universo. Deus, ao criar, dá a existência a todas as realidades; e ao criar o homem, dá-lhe a dignidade da imagem e da semelhança consigo, de modo singular em relação a todas as demais criaturas terrestres. E não se detendo na sua vontade de doação, não obstante o pecado do homem, Deus dá-se no Filho: “Amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho unigênito” (Jo. 3,16). Maria é a primeira testemunha desta verdade maravilhosa, que se atuará plenamente mediante “as obras e os ensinamentos” (cf. At 1,1) do seu Filho e, definitivamente, mediante a sua Cruz e Ressurreição.
A Igreja, que, embora entre “tentações e tribulações”, não cessa de repetir com Maria as palavras do “Magnificat”, “escora-se” na força da verdade sobre Deus, proclamada então com tão extraordinária simplicidade; e, ao mesmo tempo, deseja iluminar com esta mesma verdade acerca de Deus os difíceis e por vezes intrincados caminhos da existência terrena dos homens. A caminhada da Igreja, portanto, já quase no final do segundo milênio cristão, implica um empenhamento renovado na própria missão. Segundo Aquele que disse de si: “(Deus) mandou-me a anunciar aos pobres a boa nova” (cf. Lc 4,18), a Igreja tem procurado, de geração em geração, e procura ainda hoje, cumprir esta mesma missão.
(Carta Encíclica Redemptoris Mater nº 37) - 21 -
Carlos Martins Nabeto
1. Maria
O que a fé católica crê acerca de Maria funda-se no que ela crê acerca de Cristo; mas o que a fé ensina sobre Maria, ilumina, por sua vez, a sua fé em Cristo (CIC 487).
a) Descendente de Davi
“José foi também da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, que se chamava Belém, porque era da casa e família de Davi, para se recensear juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida” (Luc. 2,4-5).
“Deus enviou seu Filho” (Gal. 4,4), mas para formar-lhe um corpo, quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galiléia, “uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da Virgem era Maria” (Luc. 1,26-27) (CIC 488).
Agostinho de Hipona
"Mateus, ao estabelecer a genealogia de Cristo segundo a carne desde Abraão, o pai do povo fiel, e a continuar na linha descendente até Davi (Mt. 1,1-17) (...), teve em vista mostrar a função e dignidade real de Cristo (...) Lucas, querendo também fornecer a genealogia do Senhor segundo a carne, mas na linha sacerdotal, narra os graus de origem de seus antepassados (Lc. 3,23-38). Todavia, não menciona os mesmos nomes de Mateus, isso porque a linhagem sacerdotal não era a mesma que a linhagem de sangue real; esta teve como origem Davi. Ora, um de seus filhos (José), conforme o costume de então, desposara uma mulher da tribo sacerdotal, o que fazia Maria pertencer a uma e outra tribo, isto é, às tribos real e sacerdotal. Assim, quando José e Maria foram recenseados, está escrito serem eles da casa, isto é, da estirpe de Davi (Lc. 2,4), mas ocorre ainda que Isabel, de quem está dito ser parenta de Maria, pertencia à tribo sacerdotal (Lc 1,5.36)" (De diversis quaestionibus 83).
- 22 -
A FÉ CRISTÃ
* * *
b) Nova Eva
“Porei inimizades entre a serpente e a mulher e entre a sua posterioridade e a posterioridade dela” (Gen. 3,15).
A Virgem Maria cooperou para a salvação humana com livre fé e obediência. Pronunciou o seu “faça-se” em representação de toda a natureza humana. Pela sua obediência, tornou-se a nova Eva, Mãe dos viventes (CIC 511).
Justino Mártir
"Entendemos que [Jesus] se fez homem, por meio da Virgem, a fim de que o caminho que deu origem à desobediência instigada pela serpente fosse também o caminho que destruísse a desobediência. Eva era virgem e incorrupta; concebendo a palavra da serpente, gerou a desobediência e a morte. A Virgem Maria, porém, concebeu fé e alegria quando o anjo Gabriel lhe anunciou a boa nova de que o Espírito do Senhor viria sobre ela; a força do Altíssimo a cobriria com sua sombra, de modo que o Santo que dela nasceria seria o Filho de Deus. Então respondeu ela: 'Faça-se em mim segundo a tua palavra'. Da Virgem, portanto, nasceu Jesus, de quem falam as Escrituras (...) aquele por quem Deus destrói a serpente" (Diálogo com Trifão 100,4-5).
Ireneu de Lião
"Por conseguinte (...) encontra-se Maria, Virgem obediente (...) Eva, ainda virgem, fez-se desobediente e tornou-se para si e para todo o gênero causa de morte. Maria, Virgem obediente, tornou-se para si e para todo o gênero humano causa de salvação (...) A partir de Maria até Eva retoma-se o mesmo círculo. Não existe outro modo de desatar o nó a não ser fazendo com que os fios da corda onde se deu o nó percorram o sentido contrário (...) Eis porque Lucas inicia a genealogia de Jesus começando pelo Senhor indo até Adão (Lc. 3,23-38), evidenciando que o verdadeiro movimento da geração não procede dos antepassados até Cristo, mas vai de Cristo a eles segundo o Evangelho da Vida. Assim é que a desobediência de Eva foi resgatada pela obediência de Maria. Com efeito, o nó que a virgem Eva atou com a
- 23 -
Carlos Martins Nabeto
incredulidade, Maria o desatou com a fé" (Contra as Heresias 3,22,4).
"Da mesma forma que aquela (Eva) foi seduzida para desobedecer a Deus, esta (Maria) foi persuadida a obedecer a Deus, por ser ela, a Virgem Maria, a advogada de Eva. Assim, o gênero humano, submetido à morte por uma virgem, foi dela libertado por uma Virgem, tornando-se contrabalanceada a desobediência de uma virgem pela obediência de outra" (Contra as Heresias 5,19).
"Foi por meio de uma virgem (=Eva) desobediente que o homem foi golpeado, caiu e morreu. Da mesma forma, é pela Virgem [Maria], obediente à Palavra de Deus, que o homem (...) encontrou de novo a vida (...) Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, a fim de que o mortal fosse absorvido e tragado pela imortalidade e Eva fosse reconstruída em Maria. Deste modo, uma Virgem feita advogada de uma virgem, cancelou e anulou a desobediência de uma virgem com a sua obediência de virgem" (Demonstração da Pregação Apostólica 33).
Efrém da Síria
"O anjo Gabriel foi enviado a Maria para preparar uma morada para o seu Senhor. Nela, a raça dos homens vis e insignificantes se uniu com a raça divina que está acima de todas as paixões (...) Pela prole de Maria, tem sido abençoada aquela mãe que foi amaldiçoada em seus filhos (Gen 3,16), trazendo bênçãos, as mais profundas, a esta mulher cuja prole destruiu a morte e a Satanás. E no seio de Maria se fez criança Aquele que é igual a seu Pai desde a eternidade; comunicou-nos sua grandeza e assumiu nossa pequenez; conosco se fez mortal e nos infundiu sua vida a fim de livrar-nos da morte (...) Maria é o jardim ao qual desceu do Pai a chuva da bênção. Esta aspersão chegou até o rosto de Adão e, assim, Este recobrou a vida e se levantou do sepulcro, já que por seus inimigos tinha sido sepultado no Xeol" (Carmina Soguita 1).
Epifânio de Salamina
"Numa consideração exterior e aparente, dir-se-ia que de Eva derivou a vida (...) Na verdade, é de Maria que deriva a verdadeira Vida para o mundo; é ela que dá à luz o Vivente; é ela a Mãe dos viventes".
"Eva trouxe ao gênero humano uma causa de morte: por
- 24 -
A FÉ CRISTÃ
ela, a morte entrou no orbe da terra; Maria trouxe uma causa de vida e por ela a vida se estendeu a nós. Foi por isso que o Filho de Deus veio a este mundo: para que, onde abundou o delito, superabundasse a graça; onde a morte havia chegado, aí chegou a vida, para tomar seu lugar; e aquele mesmo que nasceu da mulher para ser nossa vida, haveria de expulsar a morte, introduzida pela mulher. Quando ainda virgem no paraíso, Eva desagradou a Deus por sua desobediência. Por isto mesmo emanou da Virgem [Maria] a obediência própria da graça, depois que se anunciou o advento do Verbo revestido de corpo, o advento da eterna Vida do céu" (Panárion 78,18,1-3).
Agostinho de Hipona
Pelo sexo feminino caiu o homem e pelo sexo feminino encontrou o homem a sua reparação, pois uma Virgem deu à luz ao Cristo; e uma mulher anunciou a ressurreição! Pela mulher veio a morte; pela mulher chegou a vida!" (Sermão 232,2).
"Nossa primeira queda teve lugar quando a mulher de quem herdamos a morte concebeu, em seu coração, o veneno da serpente. A serpente, com efeito, a persuadiu a pecar e este mau conselho encontrou guarida em seus ouvidos. Se nossa primeira queda teve lugar quando a mulher concebeu em seu coração o veneno da serpente, não há de estranhar-nos que nossa saúde tenha sido restaurada quando outra mulher concebeu em seu seio a carne do Todo-Poderoso. Um e outro sexo tinham caído; um e outro tinham que ser restaurados. Por uma mulher fomos entregues à morte; por uma mulher nos foi devolvida a saúde" (Sermão 289,2).
* * *
c) Imaculada conceição
“Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo” (Luc. 28b).
Esta santidade inteiramente singular da qual Maria é enriquecida desde o primeiro instante da sua conceição, lhe vem inteiramente de Cristo: em vista dos méritos de seu Filho, foi redimida de um modo mais sublime. Mais do que qualquer outra pessoa criada, o Pai a “abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo” (Ef. 1,3). Ele a escolheu n’Ele, desde antes da fundação do mundo, para ser santa e imaculada na sua presença, no amor (CIC 492). - 25 -
Carlos Martins Nabeto
Hipólito de Roma
"Ele (=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção" (Orat. Inillud).
Orígenes de Alexandria
"Esta Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus, imaculada das imaculadas, sem par" (Homilia 1).
Efrém da Síria
"Que a mulher entoe louvor, à pura Maria" (Hinos da Natividade 15,23).
"Somente Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe" (Carmina Nisibena 27,8).
Cirilo de Jerusalém
"Que arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a possuísse inteiramente e habitasse?".
Ambrósio de Milão
"Maria, uma virgem não profanada, Virgem tornada inviolável pela graça, livre de toda mancha do pecado" (Sermão 22,30).
João Crisóstomo
"Se de nada teria servido a Maria ter dado à luz o Cristo, se não fosse plenamente rica em virtude, muito menos [a vinda de Cristo] nos ajudará" (Comentário sobre o Evangelho de João 21,3).
Agostinho de Hipona
"Nem se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo pecado por sua graça" (Sermão 215,3).
"Não entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua própria condição original se anula pela graça da redenção." (Contra Juliano 4). "Exceto a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos que lhe foi concedida a graça para
- 26 -
A FÉ CRISTÃ
vencer por todos os flancos o pecado, porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum. Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham pecado, o que teriam respondido? (...) Não é verdade que teriam unanimemente exclamado: 'Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a verdade não está em nós'?" (De Natura et Gratia 36,42).
Teotecnos de Lívias
"Nasce como os querubins aquela (=Maria) que é de um barro puro e imaculado".
Concílio Regional de Latrão
"Maria, a Santa Mãe de Deus e imaculada Virgem (...) concebeu do Espírito Santo, sem semente viril, o próprio Deus Verbo; deu-O à luz sem perder a sua integridade e, também depois do parto, conservou inalterada a sua virgindade".
João Damasceno
"Posto que a Virgem Mãe de Deus nasceria de Ana, a natureza não se atreveu a se antecipar ao germe da graça, mas permaneceu sem fruto até que a graça produzisse o seu. Era conveniente, pois, que nascesse como primogênita aquela da qual haveria de nascer o Primogênito de toda a criatura, em quem subsistem todas as coisas (Col. 1,15-17). Ó venturosa companheira: a vós está sujeita toda a criação! Por meio de vós, com efeito, ofereceu o Criador o melhor de todos os dons, ou seja, aquela augusta Mãe, a única que foi digna do Criador! Ó felizes entranhas de Joaquim, da qual saiu uma descendência absolutamente sem mancha! Ó seio glorioso de Ana, no qual pouco a pouco foi crescendo e se desenvolvendo uma criança completamente pura e, depois de formada, foi dada à luz!" (Homilia I da Natividade de Maria 2).
André de Creta
"O corpo de Virgem é uma terra que Deus trabalhou, as primícias da massa adamítica divinizada em Cristo, a imagem verdadeiramente semelhante à beleza primitiva, o barro amassado pelas mãos do Artista divino" (Sermão da Dormição de Maria 1).
"Hoje a humanidade, em todo fulgor da sua nobreza
- 27 -
Carlos Martins Nabeto
imaculada recebe a beleza antiga. As vergonhas do pecado tinham obscurecido o esplendor e o fascínio da natureza humana. Mas quando nasce a Mãe do Belo por excelência (=Jesus), esta natureza recupera, na sua pessoa, os antigos privilégios e é plasmada segundo um modelo perfeito e verdadeiramente digno de Deus (...) Hoje a reforma da nossa natureza começa e o mundo envelhecido, submetido a uma transformação totalmente divina, recebe as primícias da segunda criação" (Sermão da Natividade de Maria 1).
Concílio Ecumênico de Nicéia II
"Definimos, com todo rigor e cuidado, que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim como as veneráveis e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa e Santa Mãe de Deus, dos santos anjos e de todos os santos justos".
* * *
d) Virgem antes do parto de Jesus
“Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um varão. O nome da Virgem era Maria” (Luc. 1,26b.27b).
Desde as primeiras formulações da fé, a Igreja confessou que Jesus foi concebido exclusivamente pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria, afirmando também o aspecto corporal deste evento: Jesus foi concebido “do Espírito Santo, sem sêmen” (Concílio Regional de Latrão). Os Padres vêem na conceição virginal o sinal de que foi verdadeiramente o Filho de Deus que veio a uma humanidade como a nossa (CIC 496).
Inácio de Antioquia
"O Filho de Deus (...) verdadeiramente nasceu de uma virgem" (Epístola aos Esmirnenses 1,1).
Justino Mártir
"'A Virgem há de conceber' (Is. 7,14), não do varão (...) A
- 28 -
A FÉ CRISTÃ
força de Deus, sobrevindo a ela, recobriu-a e fez que, embora virgem, se tornasse grávida" (Apologia 1,33).
Ireneu de Lião
“Que haveria de grande ou que sinal se produziria se uma jovem desse à luz após ter concebido de varão? É justamente isto o que acontece com todas as mulheres que dão à luz" (Contra as Heresias 3,21,6).
Ambrósio de Milão
Iria escolher Nosso Senhor Jesus para ser sua Mãe a quem se atrevesse a profanar o seio celeste com a intervenção de um varão ou uma mulher incapaz de guardar intacto o pudor virginal? Aquela com cujo exemplo estimula as demais virgens ao amor da integridade" (Da formação da Virgem 44-45).
"Dissemos que José era um varão justo, dando-nos o evangelista a entender que ele não se atreveria a profanar o templo do Espírito Santo: o ventre do mistério, o corpo da Mãe de Deus" (Comentário ao Evangelho de Lucas).
Agostinho de Hipona
"Causa-te estranheza (ó Porfírio), porventura, o inusitado parto de uma Virgem? Nem sequer isto deve constranger-te. Digo mais: isto deve conduzir-te a aceitar a ter piedade porque Aquele que é admirável nasce admiravelmente" (A Cidade de Deus 10,29,1.2).
"Entre todas as mulheres, Maria é a única a ser ao mesmo tempo Virgem e Mãe, não somente segundo o espírito, mas também pelo corpo".
"Maria deu à luz corporalmente a Cabeça deste corpo. A Igreja dá à luz espiritualmente os membros dessa Cabeça. Nem em Maria, nem na Igreja, a virgindade impede a fecundidade. E nem em uma, nem em outra, a fecundidade destrói a virgindade" (Da Virgindade Consagrada 2,2).
"[Maria] dedicou a sua virgindade a Deus, quando ainda não sabia a quem devia conceber, a fim de que a imitação da vida celeste no corpo terreno e mortal se fizesse por voto, não por preceito; por opção de amor, não por necessidade de serviço" (Da Virgindade Consagrada 4,4).
"Está dito: 'Jesus Cristo foi formado 'da estirpe de Davi segundo a carne', conforme o Apóstolo (Rom 1,3). Isso significa que foi modelado do limo da terra (Gen 2,7) E
- 29 -
Carlos Martins Nabeto
nesse mesmo livro do Gênesis está posto: '(Não havia ainda nenhum arbusto sobre a terra) porque não havia homem para cultivar o solo' (Gen 2,5). Isto é, nenhum varão tocara a Virgem da qual nasceria Cristo. 'E uma fonte brotava da terra e regava toda a sua superfície' (Gen 2,6). A 'superfície da terra' significa, muito justamente, a Mãe do Senhor, a Virgem Maria, a quem o Espírito Santo irrigou. Com efeito, ao Espírito Santo, o evangelho denomina 'fonte' e 'água' (Jo 4,14; 7,38-39), para que do 'limo' fosse formado aquele homem (Jesus). Foi Ele colocado no paraíso com a finalidade de trabalhá-lo e guardá-lo, isto é, cumprir e observar a vontade do Pai" (De genesi ad manichaeos 2,24,37).
* * *
e) Virgem durante o parto
“E deu à luz o seu Filho primogênito, enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Luc. 2,7).
O aprofundamento da sua fé na maternidade virginal levou a Igreja a confessar a virgindade real (...) de Maria, mesmo no parto do Filho de Deus feito homem. Com efeito, o nascimento de Cristo não lhe violou, mas sagrou a integridade virginal da Sua Mãe (CIC 499).
Inácio de Antioquia
"O príncipe deste mundo ignorou a virgindade de Maria e o seu parto, da mesma forma que a morte do Senhor: três mistérios proeminentes que se realizaram no silêncio de Deus" (Epístola aos Efésios 19,10).
Protoevangelho Apócrifo de Tiago
"A gruta estava coberta por uma nuvem luminosa (...) De repente, a nuvem começou a se retirar da gruta e, lá dentro, brilhou uma luz tão forte que nossos olhos não podiam resistir a ela. Por um momento, ela começou a diminuir até o ponto em que apareceu um menino e veio tomar o peito de sua Mãe. A parteira então deu um grito, dizendo: 'Grande é para mim o dia de hoje, pois me foi possível ver, com meus próprios olhos, um novo milagre'" (17,3.20). - 30 -
A FÉ CRISTÃ
Agostinho de Hipona
"Nossa fé não é ficção. Nunca vimos o rosto da Virgem Maria da qual, sem contato de varão e sem detrimento de sua virgindade no parto, nasceu o Senhor Jesus Cristo milagrosamente" (A Trindade 8,5,7).
"Cremos no Filho de Deus, que nasceu pelo Espírito Santo da Virgem Maria. De fato, o Dom de Deus, isto é, o Espírito Santo, é que nos valeu tão grande humildade por parte de um Deus tão magnífico, a ponto de se dignar tomar nossa natureza toda inteira no seio de uma Virgem. Veio ele habitar num seio materno, deixando-o intacto" (Da Fé e do Símbolo 4,8).
"Causa-nos admiração o parto de uma Virgem (...) Sua integridade virginal permaneceu inviolada na concepção e no parto" (Sermão 192,1).
Papa Gregório I Magno de Roma
"Virgem que deu à luz e, enquanto dava à luz, duplicava a virgindade".
"O corpo do Senhor, após a ressurreição, entrou onde se achavam os discípulos, passando por portas fechadas; esse mesmo corpo que, ao nascer, saiu do seio fechado, manifestando-se aos olhos dos homens. Não é para se admirar que o Senhor, ressuscitado para viver eternamente, tenha atravessado portas fechadas, visto que, para morrer, Ele veio a nós através do seio fechado da Virgem" (Homilia 26,1).
* * *
f) Virgem após o parto
“E deu à luz o seu Filho primogênito, enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Luc. 2,7).
[Tal aprofundamento na fé da maternidade virginal leva a Igreja a professar] a virgindade real e perpétua de Maria (cf. CIC 499).
Orígenes de Alexandria
"Isto soa como algo de sagrado, pois para se falar propriamente, aplica-se apenas ao caso de Jesus. Ele é o único menino que abre o seio de sua Mãe. Nas outras mães,
- 31 -
Carlos Martins Nabeto
o seio está aberto desde antes... Só o de Maria, sagrado e digno de toda veneração, permanece intacto" (Homilia 14 sobre o Evangelho de Lucas).
Efrém da Síria
"Virgem gerou a Luz, sem ficar com nenhum sinal, como a sarça que ardia ao fogo sem se consumir".
Agostinho de Hipona
“Veio Ele (=Cristo) habitar num seio materno, deixando-o intacto".
"Mas os católicos (...), ao contrário, sempre creram na virgindade de santa Maria, no parto. Ele tomou de Maria um corpo real e autêntico, tendo sua Mãe permanecido virgem no parto, assim como depois do parto" (Contra Juliano 1,2,4).
"Na verdade, era digno e de todo conveniente, que o parto daquela que havia procriado ao Senhor do céu e da terra, e que permaneceu virgem após ter dado à luz, fosse celebrado não somente com festejos humanos, mas com cânticos sublimes de louvor pelos anjos" (Sermão 193,1).
"Nosso Senhor entrou por sua livre vontade no seio da Virgem (...) Engravidou sua Mãe, todavia sem privá-la da sua virgindade. Tendo-se formado a si mesmo, saiu e manteve íntegras as entranhas da mãe. Desta maneira, revestiu aquela de quem se dignou nascer, com a honra de Mãe e com a santidade de Virgem. Que significa isso? Quem pode dizê-lo? Quem o pode calar? Coisa admirável! Mas não nos é permitido calar aquilo de que somos incapazes de esclarecer (...) Não obstante, sentimo-nos constrangidos a louvar, para que o nosso silêncio não seja sinal de ingratidão. Graças sejam dadas a Deus! Aquilo que não se pode exprimir dignamente, pode-se crer firmemente" (Sermão 215,3).
"Maria: Jesus ao ser concebido em ti, encontrou-te virgem e, uma vez nascido, deixa-te virgem. Concede-te a fecundidade sem te privar da integridade! De onde te vem tudo isso? (...) Dize-me, ó Anjo, de onde veio tal glória a Maria? E o Anjo diz: 'Eu já o declarei ao saudá-la - Ave, cheia de graça!'" (Sermão 291,6).
Papa Leão I Magno de Roma
"O Filho de Deus foi concebido do Espírito Santo no seio da
- 32 -
A FÉ CRISTÃ
Virgem Maria, que O deu à luz, conservando a sua virgindade, como o concebeu conservando a sua virgindade" (Epístola a Flaviano 2).
Concílio Regional de Latrão
"Maria, a Santa Mãe de Deus e imaculada Virgem (...) concebeu do Espírito Santo, sem semente viril, o próprio Deus Verbo; deu-O à luz sem perder a sua integridade e, também depois do parto, conservou inalterada a sua virgindade" (DZ 503).
* * *
g) A sempre Virgem Maria
“E deu à luz o seu Filho primogênito, enfaixou-o e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Luc. 2,7).
[Por tudo,] a Liturgia da Igreja celebra Maria como a Aeiparthenos, isto é, a “Sempre Virgem” (CIC 499 in fine).
Efrém da Síria
"Virgem, ela (=Maria) O deu à luz e fica incólume em sua virgindade / Inclinou-se e partiu-O e, assim Virgem, ela o levantou e o alimentou com seu leite / Ela é Virgem e assim morre, sem que sejam violados os selos da sua virgindade" (Hino 15,2).
Ambrósio de Milão
"Que porta é esta senão Maria, que permanece fechada por ser virgem? Portanto, esta porta foi Maria, através da qual Cristo veio a este mundo graças a um parto virginal, sem romper os claustros fecundos da pureza. Permaneceu íntegro em seu pudor e se conservaram intactos os selos da virgindade, enquanto nascia Cristo de uma Virgem cuja grandeza não podia sustentar o mundo inteiro. Esta porta - disse o Senhor - há de permanecer fechada e não se abrirá. Bela porta: Maria, que sempre se manteve fechada e não a abriu! Passou Cristo através dela, mas não abriu" (Da formação da Virgem 52-53).
Epifânio de Salamina
"Dela, na verdade, o Senhor nascera, quanto ao corpo; sua encarnação não fora aparente, mas real. E se ela não fosse
- 33 -
Carlos Martins Nabeto
verdadeiramente sua Mãe, aquela de quem recebera a carne e que o dera à luz, não se preocuparia tanto em recomendá-la como a sempre Virgem. Sendo sua Mãe, não admitia mancha alguma na sua honra e no admirável vaso do seu corpo".
"[O Filho de Deus] encarnou-se, isto é, foi gerado de modo perfeito por santa Maria, a sempre Virgem, por obra do Espírito Santo" (Ancoratus 119,5).
João Crisóstomo
"Virgem que permaneceu virgem, sendo verdadeiramente mãe".
Agostinho de Hipona
"Cristo nasceu, com efeito, da Mãe que, embora sem contato com varão, concebeu intacta e sempre intacta permaneceu. Concebeu virgem, dando à luz virgem, virgem morrendo, embora fosse desposada com um carpinteiro, extinguindo todo orgulho da nobreza carnal. Uma virgem concebe, virgem leva o fruto; uma virgem dá à luz e permanece perpetuamente virgem".
"Quanto ao que cremos a respeito de sua sepultura, essa fé evoca a recordação daquele sepulcro novo que viria testemunhar a ressurreição de Cristo para uma vida nova, tal como aconteceu com o seio virginal em relação ao seu nascimento. Com efeito, assim como nesse sepulcro nenhum morto foi sepultado (Jo. 19,41), nem antes, nem depois, também no seio virginal de Maria, nem antes, nem depois, ser mortal algum foi concebido" (Da Fé e do Símbolo 5,11).
"Virgem concebeu, Virgem deu à luz, Virgem viveu até a morte, ainda que estivesse desposada com um operário" (Da Instrução dos Catecúmenos 22,40).
"Maria permaneceu virgem, concebendo o seu Filho. Virgem ao dá-lo à luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo do seu seio, Virgem sempre" (Sermão 186,1).
Cirilo de Alexandria
"Ela é Mãe e virgem! Que coisa admirável! Esse milagre me deixa extasiado. Quem jamais ouviu dizer que o construtor fosse impedido de habitar no templo que ele próprio construiu? Quem se humilhou tanto a ponto de escolher uma escrava para ser a sua própria mãe? Eis que tudo
- 34 -
A FÉ CRISTÃ
exulta de alegria! Reverenciemos e adoremos a divina Unidade; com santo temor veneremos a indivisível Trindade ao celebrar com louvores a sempre Virgem Maria! Ela é o templo santo de Deus, que é seu Filho e esposo imaculado. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém" (Homilia no Concílio de Éfeso).
Concílio Ecumênico de Constantinopla II
"[O Verbo de Deus,] tendo-se encarnado da santa gloriosa Mãe de Deus e sempre virgem Maria, nasceu dela" (DS 422).
Ildelfonso de Toledo
"(Maria) Tua pureza fica salva no anúncio angélico sobre tua prole; tua virgindade encontra segurança no nome de teu Filho e, assim, permaneces honesta e íntegra após o parto. Não quero ver-te (=Joviano) questionando sobre o pudor de nossa Virgem no parto; não quero ver-te corromper a sua integridade na geração; não quero saber violada sua virgindade no momento em que deu à luz. Não lhe negues a maternidade porque foi virgem; não a prives da plena glória da virgindade porque foi mãe. Se confundes uma dessas coisas, erras em tudo. Desconhecer a harmonia que as une é ignorar por completo a verdade que encerram. Se não pensas assim, estás errado e pecas contra a justiça. Se negas à Virgem sua maternidade ou sua virgindade, injurias grandemente a Deus: negas que Ele possa fazer a Sua vontade, que Ele possa manter virgem a quem encontrou virgem. Mas, então, a divindade do Onipotente antes trouxe detrimento do que benefício a Maria: enfeiou-a Aquele que a enchera de beleza ao criá-la. Cesse o pensamento que assim julga; cale-se a boca que assim fala; não ressoe tal voz! Eis que Maria é Virgem por graça de Deus. Virgem de homem, virgem por testemunho do anjo, virgem por declaração do Esposo, virgem sem sombra de dúvida, virgem antes da vinda de seu Filho, virgem após concebê-lo, virgem no parto, virgem após o parto. Fecundada pelo Verbo e por Ele repleta, dignamente deu-O à luz, em nascimento humano sim, conforme a condição e a verdade das coisas humanas, mas de modo intacto, incorrupto e totalmente íntegro. Isto ela deve a um dom divino, a uma divina graça, a uma divina concessão, mediante uma obra totalmente nova, de eficácia nova, de realização inédita, mantendo-se virgem pela concepção e depois da concepção,
- 35 -
Carlos Martins Nabeto
pelo parto, com o parte e depois do parto, virgem com o que havia de nascer, com o que nascia, virgem depois do seu nascimento. Dita, pois, esposa e virgem, escolhida para esposa e virgem, criada como esposa e virgem. Sempre virgem, apesar do Filho e do Esposo, alheia a toda união e contato conjugal. Verdadeiramente virgem e santa, virgem gloriosa, virgem honrada. E após o nascimento do Verbo encarnado, após a natividade do homem assumido em Deus, do homem unido a Deus, mais santa virgem ainda, santíssima, mais bem-aventurada, mais gloriosa, mais nobre, mais honrada, mais augusta" (Da Virgindade Perpétua de Maria).
João Damasceno
"Bem-aventurados sejam as entranhas e o ventre de onde saíste; bem-aventurados os braços que te sustentaram e os lábios que se alegraram dando-te castos beijos, isto é, os de teus pais unicamente, de modo que sempre guardarás a perfeita virgindade!" (Homilia 1 da Natividade de Maria 6).
* * *
h) Assunção aos céus
“Foram dadas à mulher duas asas de uma grande águia, a fim de voar para o deserto (...) fora da presença da serpente” (Apoc. 12,14).
Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha e culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E, para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e Vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo. A assunção da Virgem é uma participação singular na ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos (CIC 966).
Efrém da Síria
"Disse Maria: o Menino que gerei me tomou consigo / E me abrigou entre suas poderosas asas / Elevando-me às alturas e explicando: / Os céus e as profundezas pertencem a teu Filho" (Hino do Natividade do Senhor 17).
Ambrósio de Milão
"Se ela (=Maria) morria com seu Filho, sabia que havia de
- 36 -
A FÉ CRISTÃ
ressuscitar com Ele, pois ela não ignorava o fato misterioso de que havia gerado Aquele que havia de ressuscitar" (De Institutione Virginis 7,49).
Timóteo de Jerusalém
"'Uma espada transpassará a tua alma!' (...) Destas palavras, muitos concluíram que a Mãe do Senhor, morta pela espada, obteve o fim glorioso que é o martírio. Mas não foi assim. A espada metálica divide o corpo e não a alma. Nem era possível que tal acontecesse, porque a Virgem, imortal até hoje, foi transladada a partir do lugar de sua assunção por Aquele que nela fez a sua morada" (Homilia sobre Simeão e Ana).
Epifânio de Salamina
"Se alguém julgar que estamos laborando em erro, pode consultar a Sagrada Escritura, onde não achará a morte de Maria, nem se foi morta ou não, se foi sepultada ou não. E quando João partiu para a Ásia, em parte alguma está dito que tenha levado consigo a santa Virgem. Sobre isto, a Escritura silencia totalmente, o que penso ocorrer por causa da grandeza transcendente do prodígio, a fim de não causar maior assombro às mentes. Temo falar nisso e procuro impor-me silêncio a esse respeito, porque não sei, realmente, se se podem achar indicações, ainda que obscuras, sobre a incerta morte da santíssima e bem-aventurada Virgem. De um lado, temos a palavra proferida sobre ela: 'Uma espada traspassará tua alma, para que sejam revelados os pensamentos de muitos corações'. De outro, todavia, lemos no Apocalipse de João, que o dragão avançou contra a mulher, quando dera à luz um varão, e que lhe foram dadas asas de águia para ser transportada ao deserto, onde o dragão não a alcançasse. Isso pode ter-se realizado em Maria. Nem digo que tenha permanecido imortal, nem posso afirmar que tenha morrido. A Sagrada Escritura, transcendendo aqui a capacidade da mente humana, deixa a coisa na incerteza, em atenção ao Vaso insigne e excelente, para que ninguém lhe atribua alguma sordidez própria da carne" (Panarion 78,10-12).
Pseudo-Melitão
"[Disseram os Apóstolos a Jesus:] 'Senhor, escolhestes esta tua serva (=Maria) a fim de que se tornasse para Ti uma residência imaculada (...) Portanto, pareceu-nos justo, a nós, teus servos, que assim como Tu reinas na glória,
- 37 -
Carlos Martins Nabeto
depois de teres vencido a morte, Tu ressuscitas o corpo de tua Mãe e conduze-a jubilosa contigo ao céu" (Do Trânsito da Virgem Maria).
Sacramentário de Bóbbio
"8 de janeiro: Festa da Assunção de Maria"
Germano de Constantinopla
"Era necessário que a Mãe da Vida compartilhasse a habitação da Vida" (Homilia da Dormição de Maria).
"Assim como uma criança procura e deseja a presença de sua mãe, e como uma mãe ama viver em companhia de seu filho, assim também para ti (=Maria), cujo amor materno pelo seu Filho e Deus não deixa dúvidas, era conveniente que tu voltasses para Ele. E, em todo caso, não era por ventura conveniente que este Deus, que provara por ti um amor deveras filial, te tomasse em sua companhia?" (Homilia da Dormição de Maria 1).
"[Diz Jesus:] 'É preciso que onde Eu estou, tu também estejas, Mãe, inseparável de teu Filho'" (Homilia da Dormição de Maria 3).
João Damasceno
"Maria não conheceu os tenebrosos caminhos que levam ao inferno, mas disposto para ela um caminho reto, plano e seguro em direção ao céu. Com efeito, se Cristo, que é a verdade e a vida, disse: 'Onde eu estou, ali estará também meu servidor' (Jo 12,26), com muito mais razão não devia morar com Ele sua própria Mãe? Assim como ela Lhe deu à luz sem dor, assim também sua morte esteve isenta de dores. Funesta é a morte dos pecadores (Sl 34,22); daquela, ao contrário, em quem foi vencido o pecado, que é o aguilhão da morte, não teremos de dizer que a morte é o princípio de uma vida superior e indefectível? Se em verdade é preciosa a morte dos santos do Senhor Deus dos exércitos, muito mais é o gloriosa translado da Mãe de Deus" (Homilia 1 da Natividade de Maria 3).
"Era necessário que aquela que vira o seu Filho sobre a cruz e recebera em pleno coração a espada da dor (...) contemplasse este Filho sentado à direita de Deus" (Homilia 2 da Natividade de Maria).
"É aqui que o Criador de todas as coisas recebe em suas mãos a alma sacrossanta que emigra daquele corpo, que é
- 38 -
A FÉ CRISTÃ
o receptáculo em que habitou o Senhor! Com razão quis Ele prestar esta honra àquela que, embora por natureza fosse sua escrava, por uma altíssima e inefável decisão de sua bondade, ao assumir verdadeiramente nossa carne, a fez sua Mãe (...) Os coros dos anjos, segundo cremos, contemplaram - ó Virgem - tua saída deste mundo, por eles ansiada (...) Os anjos e arcanjos te transladaram. Ante teu translado, os espírito imundos que voam pelos ares se estremeceram de espanto. Com tua passagem o ar ficou abençoado e tudo foi santificado. O céu, com gozo, recebeu tua alma. As potestades celestiais saíram ao teu encontro, cantando hinos sagrados, com festiva alegria e expressando-se com estas ou parecidas palavras: 'Quem é esta que sobe toda pura, surgindo como a aurora, formosa como a lua e brilhante como o sol? Ó, que formosa és e toda cheia de suavidade! O Rei te introduziu em sua câmara, onde as potestades te escoltam, os principados te abençoam, os tronos entoam cânticos em tua honra, os querubins se maravilham e os serafins proclamam teus louvores, já que, por divina disposição, foste constituída verdadeira Mãe do Senhor'" (Homilia 1 da Assunção de Maria 1,1).
"Quem ama ardentemente alguma coisa costuma trazer seu nome nos lábios e nela pensar noite e dia. Não me censure, pois, se pronuncio este terceiro panegírico da Mãe de meu Deus, como oferenda em honra de sua partida. Isto não será favor para ela, mas servirá a mim mesmo e a vós, aqui presentes (...) Não é Maria que precisa de elogios; nós é que precisamos de sua glória. Um ser glorificado, que glória pode receber ainda? A fonte da luz, como será iluminada ainda? Ela (Maria) cativou o meu espírito; ela reina sobre a minha palavra; dia e noite sua imagem me é presente. Mãe do Verbo, dá-me de que falar! (...) Eis aquela cuja festa celebramos hoje em sua santa e divina assunção. Aquele que (...) desceu ao seio virgíneo para ser concebido e se encarnar, sem deixar o seio do Pai; Aquele que através da Paixão marchou voluntariamente para a morte, conquistando pela morte a imortalidade e voltando ao Pai; como não poderia Ele atrair ao Pai sua Mãe segundo a carne? Como não elevaria da terra ao céu aquela que fora um verdadeiro céu na terra? Hoje, da Jerusalém terrestre, a Cidade viva de Deus foi conduzida à Jerusalém do alto: aquela que concebera como seu primogênito e unigênito o
- 39 -
Carlos Martins Nabeto
Primogênito de toda a criatura e o Unigênito do Pai, vem habitar na Igreja das primícias! A arca do Senhor, viva e racional, é transportada ao repouso de seu Filho! As portas do paraíso se abrem para acolher a terra portadora de Deus, onde germinou a árvore da vida eterna, redentora da desobediência de Eva e da morte infligida a Adão! Aquela que foi o leito nupcial onde se deu a divina encarnação do Verbo veio repousar em túmulo glorioso, como em tálamo nupcial, para de lá se elevar até a câmara das núpcias celestes, onde reina em plena luz com seu Filho e seu Deus, deixando-nos também como lugar de núpcias seu túmulo sobre a terra (...) Mas então? Morreu a fonte da vida, a Mãe de meu Senhor? Sim, era preciso que o ser formado da terra à terra voltasse, para dali subir ao céu, recebendo o dom da vida perfeita e pura a partir da terra, após ter-lhe entregue o seu corpo. Era preciso que, como o ouro no crisol, a carne rejeitasse o peso da imortalidade e se tornasse, pela morte, incorruptível, pura e, assim, ressuscitasse do túmulo (...) Erguei vossos olhos, Povo de Deus! Alçai vosso olhar! Eis em Sião a Arca do Senhor, Deus dos exércitos, à qual vieram pessoalmente prestar assistência os Apóstolos, tributando seu derradeiro culto ao corpo que foi princípio de vida e receptáculo de Deus! Eis a Virgem, filha de Adão e Mãe de Deus! Por causa de Adão, entrega o seu corpo à terra; mas por causa de seu Filho, eleva a alma aos tabernáculos celestes! Que toda a criação celebre a subida da Mãe de Deus: os grupos de jovens, em sua alegria; a boca dos oradores, em seus panegíricos; o coração dos sábios, em suas dissertações sobre essa maravilha; os anciãos de veneráveis clãs, em suas contemplações. Que todas as criaturas se associem nesta homenagem que, ainda assim, não seria suficiente. Todos, pois, deixemos em espírito este mundo com aquela que dele parte. Cantemos hinos sacros e nossas melodias se inspirem nas palavras: 'Ave, cheia de graça: o Senhor é contigo'" (Homilia sobre a Dormição de Nossa Senhora).
"Como é possível que aquela que no parto ultrapassou todos os limites da natureza, agora se submeta às leis desta e seu corpo imaculado se sujeite à morte? (...) Certamente era necessário que a parte mortal fosse deposta para se revestir de imortalidade, porque nem o Senhor da natureza rejeito a experiência da morte. Com efeito, Ele morre segundo a carne e com a morte destrói a morte; à corrupção concede
- 40 -
A FÉ CRISTÃ
a incorruptibilidade e o morrer faz d'Ele nascente da ressusrreição" (Panegírico sobre a Dormição da Mãe de Deus 10).
Sacramentário Gregoriano
"[Este é o] Dia em que a Santa Mãe de Deus sofreu a morte terrena, mas não permaneceu nas amarras da morte".
* * *
i) Mãe de Deus
“Donde me vem que a Mãe do meu Senhor venha ter comigo?” (Luc. 1,43).
Denominada nos Evangelhos “a Mãe de Jesus” (Jo. 2,1; 19,25), Maria é aclamada, sob o impulso do Espírito, desde antes do nascimento do seu Filho, como “a Mãe do meu Senhor” (Luc. 1,43). Com efeito, Aquele que ela concebeu do Espírito Santo como homem e que se tornou verdadeiramente seu Filho segundo a carne, não é outro que o Filho eterno do Pai, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. A Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos) (CIC 495).
Anônimo (séc. II)
"Sob a vossa proteção procuramos refúgio, santa Mãe de Deus: não desprezeis as nossas súplicas, pois estamos sendo provados, mas livrai-nos de todo o perigo, ó Virgem gloriosa e bendita" (Oração Egípcia).
Alexandre de Alexandria
"[Jesus] não teve apenas a aparência, mas tinha carne de verdade recebida de Maria, Mãe de Deus" (Epístola a Alexandre de Constantinopla 12).
Atanásio de Alexandria
"A Sagrada Escritura, como tantas vezes fizemos notar, tem por finalidade e característica afirmar de Cristo Salvador estas duas coisas: que Ele é Deus e nunca deixou de o ser, visto que é a Palavra do Pai, seu esplendor e sabedoria; e também que nestes últimos tempos, por causa de nós, se fez homem, assumindo um corpo da Virgem Maria, Mãe de Deus" (Da Trindade).
"Houve muitos que já nasceram santos e livres do pecado: Jeremias foi santificado desde o seio materno; também
- 41 -
Carlos Martins Nabeto
João, antes de ser dado à luz, exultou de alegria ao ouvir a voz de Maria, Mãe de Deus" (Da Trindade).
Ambrósio de Milão
"Dissemos que José era um varão justo, dando-nos o evangelista a entender que ele não se atreveria a profanar o templo do Espírito Santo: o ventre do mistério, o corpo da Mãe de Deus" (Comentário sobre o Evangelho de Lucas).
"Que há de mais excelente do que a Mãe de Deus?" (De Virginibus 2,2,7).
João Crisóstomo
"Ó Filho único e Verbo de Deus: sendo imortal, vos dignaste, pela nossa salvação, encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre virgem Maria, vós que sem mudança vos tornaste homem e foste crucificado, ó Cristo Deus, que pela vossa morte esmagaste a morte; sois Um na Trindade, glorificado com o Pai e o Espírito Santo. Salvai-nos!" (O Monoghenis).
João de Antioquia
"[O título] 'Mãe de Deus' foi concebido, dito e escrito por muitos Padres (...) Não há perigo algum em dizer e pensar as mesmas coisas daqueles doutores que na Igreja gozaram de boa reputação" (Epístola a Nestório 4).
Concílio da União entre Orientais e Ocidentais
"Confessamos (...) Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho único de Deus, Deus perfeito e homem perfeito (...), gerado antes dos séculos por seu Pai, segundo a divindade, e nos últimos dias, o mesmo, por causa de nós e para nossa salvação, gerado da Virgem Maria, segundo a humanidade. O mesmo consubstancial ao Pai por sua divindade e consubstancial a nós por sua humanidade, porque a união das duas naturezas se realizou. E é porque confessamos um só Cristo, um só Filho, um só Senhor que, neste mesmo pensamento da união sem mistura, confessamos a Santa Virgem Mãe de Deus, porque o Deus-Logos se encarnou" (Símbolo da União).
Cirilo de Alexandria
"Causa-me profunda admiração haver alguns que duvidam em dar à Virgem Santíssima o título de Mãe de Deus. realmente, se Nosso Senhor Jesus Cristo é Deus, por que motivo não pode ser chamada de Mãe de Deus a Virgem
- 42 -
A FÉ CRISTÃ
Santíssima que o gerou? Essa verdade nos foi transmitida pelos discípulos do Senhor, embora não usassem esta expressão. Assim fomos também instruídos pelos santos Padres. Em particular Santo Atanásio, nosso pai na fé, de ilustre memória, na terceira parte do livro que escreveu sobre a santa e consubstancial Trindade, dá freqüentemente à Virgem Santíssima o título de Mãe de Deus (...) Essas palavras são de um homem inteiramente digno de lhe darmos crédito, sem receio, e a quem podemos seguir com toda segurança. Com efeito, ele jamais pronunciou uma só palavra que fosse contrária às Sagradas Escrituras" (Maria, Mãe de Deus).
"Contemplo esta assembléia de homens santos, alegres e exultantes que, convidados pela santa e sempre Virgem Maria e Mãe de Deus, prontamente acorreram para cá. Embora oprimido por uma grande tristeza, a vista dos santos padres aqui reunidos encheu-me de júbilo. Neste momento vão realizar-se entre nós aquelas doces palavras do salmista: 'Vede como é bom, como é suave os irmãos viverem juntos, bem unidos' (Sl. 132,1). Salve, ó mística e santa Trindade, que nos reunistes a todos nós nesta igreja de Santa Maria, Mãe de Deus. Salve, ó Maria, Mãe de Deus, venerável tesouro do mundo inteiro, lâmpada inextinguível, coroa da virgindade, cetro da verdadeira doutrina, templo indestrutível, morada daquele que lugar algum pode conter, virgem e mãe, por meio de quem é proclamado bendito nos santos evangelhos 'o que vem em nome do Senhor' (Mt 21,9). Salve, ó Maria, tu que trouxeste em teu sagrado seio virginal o Imenso e Incompreensível; por ti é glorificada e adorada a Santíssima Trindade; por ti se festeja e é venerada no universo a cruz preciosa; por ti exultam os céus; por ti se alegram os anjos e os arcanjos; por ti são postos em fuga os demônios; por ti cai do céu o diabo tentador; por ti é elevada ao céu a criatura decaída; por ti todo o gênero humano, sujeito à insensatez dos ídolos, chega ao conhecimento da verdade; por ti o santo batismo purifica os que crêem; por ti recebemos o óleo da alegria; por ti são fundadas igrejas em toda a terra; por ti as nações são conduzidas à conversão. E que mais direi? Por Maria, o Filho unigênito de Deus veio 'iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte' (Lc. 1,77); por ela os profetas anunciaram as coisas futuras; por ela os Apóstolos proclamaram aos povos a salvação; por ela os mortos
- 43 -
Carlos Martins Nabeto
ressuscitam; por ela reinam os reis em nome da Santíssima Trindade. Quem dentre os homens é capaz de celebrar dignamente a Maria, merecedora de todo louvor? Ela é Mãe e virgem! Que coisa admirável! Esse milagre me deixa extasiado. Quem jamais ouviu dizer que o construtor fosse impedido de habitar no templo que ele próprio construiu? Quem se humilhou tanto a ponto de escolher uma escrava para ser a sua própria mãe? Eis que tudo exulta de alegria! Reverenciemos e adoremos a divina Unidade; com santo temor veneremos a indivisível Trindade ao celebrar com louvores a sempre Virgem Maria! Ela é o templo santo de Deus, que é seu Filho e esposo imaculado. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém" (Homilia no Concílio de Éfeso).
Vicente de Lérins
"Theotokos [=Mãe de Deus], mas não no sentido imaginado por certa heresia ímpia que sustenta que ela deva ser chamada a Mãe de Deus não por outro motivo, mas apenas porque deu à luz àquele homem que posteriormente se tornou Deus, exatamente como falamos de uma mulher como mãe de um sacerdote, ou mãe de um bispo, querendo dizer que ela era tal não por ter dado à luz a alguém já sacerdote ou bispo, mas dado à luz a alguém que posteriormente se tornou sacerdote ou bispo. Não dessa forma, afirmo, foi a santa Maria Theotokos - a Mãe de Deus - mas, pelo contrário, como disse anteriormente, porque em seu sagrado ventre se operou o mais sagrado dos mistérios pelo qual, por singular e única unidade de Pessoa, como a Palavra na carne é carne, assim o Homem em Deus é Deus" (Comentários 15).
Concílio Ecumênico de Calcedônia
"O sábio e salutar símbolo de Nicéia-Constantinopla era suficiente, pela graça de Deus, para fazer conhecer de maneira perfeita e para consolidar a verdadeira fé (...) Mas, uma vez que aqueles que procuram destruir o ensinamento da verdade difundiram, por suas heresias particulares, doutrinas vãs, alguns ousando desfigurar o mistério da Encarnação do Senhor diante de nós - recusando à Virgem o nome de 'Mãe de Deus' - os outros introduzindo miscelânea e confusão, imaginando loucamente que a carne e a divindade não são mais que única natureza, e supondo monstruosamente que, em função dessa mistura, a
- 44 -
A FÉ CRISTÃ
natureza divina do Filho único seja capaz de sofrer; por causa disso, desejando fechar a porta a todas as suas maquinações contra a verdade, o santo e grande Concílio ecumênico aqui presente, que ensina a inabalável doutrina pregada desde o começo, decidiu, antes de tudo, que a fé dos 318 padres [de Nicéia] deve permanecer ao abrigo de qualquer ataque. E ele confirma também o ensinamento acerca da essência do Espírito dado mais tarde pelos 150 padres reunidos na cidade imperial [de Constantinopla] por causa dos pneumatômacos: eles levavam ao conhecimento de todos que não desejavam acrescentar nada ao ensinamento de seus predecessores, como se este fosse incompleto, mas expunham claramente seu pensamento sobre o Espírito Santo, mediante o testemunho das Escrituras, contra aqueles que tentavam rejeitar sua Soberania (...) Seguindo, por conseguinte, os santos padres, proclamamos todos a uma só voz um único e mesmo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, o mesmo perfeito em divindade, o mesmo perfeito em humanidade, o mesmo Deus verdadeiro e homem verdadeiro, feito de uma alma racional e de um corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade, consubstancial a nós segundo a humanidade, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado, gerado pelo Pai antes de todos os séculos quanto à sua divindade, mas, nos últimos dias, para nós e para a nossa salvação, gerado por Maria, a Virgem, a Mãe de Deus, quanto à sua humanidade, um único e mesmo Cristo, Filho, Senhor, Filho unigênito, que reconhecemos possuir duas naturezas, sem confusão nem mudança, sem divisão nem separação; a diferença das naturezas não é absolutamente suprimida pela união, mas, ao contrário, as propriedades de cada uma das duas naturezas permanecem intactas e se unem numa única Pessoa ou hipostase" (Definição Dogmática).
Lecionário Jerusalemitano
"[15 de agosto:] O dia de Maria, Mãe de Deus".
Anônimo (séc. V/VI)
"Proclamamos-te bem-aventurada, nós, gerações de todas as estirpes, ó Virgem, Mãe de Deus. Em ti, Aquele que está acima de tudo, Cristo, nosso Deus, dignou-se habitar. Felizes de nós, que temos a ti como nossa defensora, porque tu intercedes noite e dia por nós (...) Por isso te louvamos, gritando: 'Salve, ó cheia de graça! O Senhor é
- 45 -
Carlos Martins Nabeto
contigo" (Hino).
Concílio Ecumênico de Constantinopla III
"[Cristo foi] gerado (...) segundo a humanidade, pelo Espírito Santo e por Maria Virgem, aquela que é propriamente e com toda a verdade Mãe de Deus" (DS 555).
João Damasceno
"Ó casto casal, Joaquim e Ana: vós, observando a castidade que prescreve a lei natural, fostes agraciados com dons que estão muito acima da natureza, já que colocastes no mundo aquela que, sem obra de varão, foi a Mãe de Deus. Vós, levando uma vida humana, piedosa e santa, tivestes uma filha superior aos anjos e que é agora Senhora dos anjos. Ó criança preciosa e cheia de doçura! Ó lírio entre espinhos, gerado da nobre e régia estirpe de Davi! Por meio de ti a dignidade real se uniu à do sacerdócio. Por ti a lei foi transformada e se manifestou o Espírito que antes estava oculto debaixo da letra, passando a dignidade sacerdotal da tribo de Levi para a de Davi (...) Bem-aventurados sejam as entranhas e o ventre de onde saíste; bem-aventurados os braços que te sustentaram e os lábios que se alegraram dando-te castos beijos, isto é, os de teus pais unicamente, de modo que sempre guardarás a perfeita virgindade! Hoje se iniciou a salvação do mundo: enaltece o Senhor toda a terra! Cantando, alegrai-vos e entoai salmos! Levantai vossa voz! Levantai vossa voz, exultai de júbilo, não temais, porque hoje nos nasceu, na santa Probática (=lar de Joaquim), a Mãe de Deus, da qual quis nascer o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Homilia 1 da Natividade de Maria 6).
"Quem ama ardentemente alguma coisa costuma trazer seu nome nos lábios e nela pensar noite e dia. Não me censure, pois, se pronuncio este terceiro panegírico da Mãe de meu Deus, como oferenda em honra de sua partida. (...) As portas do paraíso se abrem para acolher a terra portadora de Deus, onde germinou a árvore da vida eterna, redentora da desobediência de Eva e da morte infligida a Adão! (...) Erguei vossos olhos, Povo de Deus! Alçai vosso olhar! Eis em Sião a Arca do Senhor, Deus dos exércitos, à qual vieram pessoalmente prestar assistência os Apóstolos, tributando seu derradeiro culto ao corpo que foi princípio de vida e receptáculo de Deus! Eis a Virgem, filha de Adão e
- 46 -
A FÉ CRISTÃ
Mãe de Deus! (...) Cantemos hinos sacros e nossas melodias se inspirem nas palavras: 'Ave, cheia de graça: o Senhor é contigo'" (Homilia sobre a Dormição de Maria).
Concílio Ecumênico de Nicéia II
"Definimos, com todo rigor e cuidado, que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim como as veneráveis e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa e Santa Mãe de Deus, dos santos anjos e de todos os santos justos" (DS 600-601).
* * *
j) Maria e a Igreja
“Todos os Apóstolos perseveraram unanimemente em oração, com as mulheres, com Maria, Mãe de Jesus, e seus irmãos” (At. 1,14).
Volte-se o olhar para Maria, a fim de contemplar nela o que é a Igreja no seu mistério, na sua peregrinação na fé, e o que ela será na pátria ao termo final da sua caminhada, onde a espera, na glória da Santíssima e indivisível Trindade, na comunhão de todos os santos, aquela que a Igreja venera como a Mãe do seu Senhor e como que a sua própria Mãe: assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a Igreja na sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Dia do Senhor, ela brilha como sinal da esperança segura e consolação diante do Povo de Deus em peregrinação (CIC 972).
Clemente de Alexandria
"Que estupendo mistério! Há um único Pai do universo; um único Logos do universo e também um único Espírito Santo, idêntico em todo lugar. Há também uma única virgem que se tornou Mãe e me agrada chamá-la de Igreja" (Paed. 1,6). - 47 -
Carlos Martins Nabeto
Efrém da Síria
"Maria é a terra na qual foi semeada a Igreja".
Ambrósio de Milão
"Sim, ela (=Maria) é noiva, mas Virgem, porque é tipo da Igreja, que é imaculada, mas é esposa: virgem concebeu-nos por obra do Espírito, Virgem deu-nos à luz sem dor" (Sobre o Evangelho de Lucas 2,7).
Agostinho de Hipona
"Com efeito, a Virgem Maria (...) é reconhecida e honrada como a verdadeira Mãe de Deus e do Redentor (...) Ela é também verdadeiramente Mãe dos membros [de Cristo] (...) porque cooperou pela caridade para que na Igreja nascessem os fiéis que são os membros desta Cabeça" (Da Virgindade Consagrada 6).
"A Igreja imita Maria" 9Enchiridion 34).
"Maria é parte da Igreja, um membro santo, um membro excelente, um membro supereminente, mas um membro da totalidade do Corpo" (Sermão 25).
“Se Cristo é a Cabeça da Igreja, Maria é o membro mais santo, a mais eminente da Igreja" (Sermão 25,7).
"A Igreja é semelhante a Maria" (Sermão 213).
* * *
k) A mais bem-aventurada porque creu
“Bem-aventurada a que acreditou, porque se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas” (Luc. 1,45).
Ao anúncio de que conceberia “o Filho do Altíssimo” sem conhecer homem algum pela virtude do Espírito Santo, Maria respondeu com a “obediência da fé” (Rom. 1,5), certa de que nada é impossível para Deus: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Luc. 1,37). Assim, dando à Palavra de Deus o seu consentimento, Maria se tornou Mãe de Jesus e, abraçando de todo o coração sem que nenhum pecado a retivesse a vontade divina de salvação, entregou-se ela mesma totalmente à pessoa e à obra de seu Filho, para servir, na dependência d’Ele e com Ele, pela graça de Deus, ao ministério da Redenção (CIC 494).
- 48 -
A FÉ CRISTÃ
Ireneu de Lião
"[Maria tornou-se] para si e para todo o mundo causa de salvação" (Contra as Heresias 3,22,4).
Agostinho de Hipona
"[Maria] cooperou com sua caridade a fim de que os fiéis nascessem na Igreja" (Da Virgindade Consagrada 6).
"Maria é mais bem-aventurada recebendo a fé de Cristo do que concebendo a carne de Cristo" (Irvig. 3).
"Maria é bem-aventurada porque enviou a Palavra de Deus e a pôs em prática; porque conservou mais a verdade no espírito do que a carne no seio" (Sermão sobre Mateus 12,49).
"O anjo anuncia; a Virgem escuta, crê e concebe" (Sermão 13).
"De nada teria servido a Maria a intimidade da maternidade corporal se não tivesse, primeiro, concebido a Cristo de maneira mais feliz: em seu coração; e só depois em seu corpo" (Sermão 215).
"Cristo é acreditado e concebido mediante a fé. Em primeiro lugar verifica-se a vinda da fé ao coração da Virgem e, em seguida, vem a fecundidade ao seio da Mãe" (Sermão 293).
- 49 -
Carlos Martins Nabeto
2. Os Santos
Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis da história da Igreja. Com efeito, a santidade é a fonte secreta e a medida infalível da sua atividade apostólica e do seu ela missionário (CIC 828 in fine)
a) Existência
“Sede, pois, perfeitos como também vosso Pai celestial é perfeito” (Mat. 5,48).
Ao canonizar certos fiéis, isto é, ao proclamar solenemente que esses fiéis praticaram heroicamente as virtudes e viveram na fidelidade à graça de Deus, a Igreja reconhece o poder do Espírito de santidade que está em si e sustenta a esperança dos fiéis dando-lhes como modelos e intercessores (CIC 828).
Gregório de Nissa
"Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo de começo em começo por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece" (Hom. Cant. 8).
"A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada" (V. Mos.).
Ambrósio de Milão
"As vítimas triunfantes sejam postas no lugar em que Jesus é a vítima. Mas Jesus, que sofreu a paixão por todos, seja colocado sobre o altar. Os mártires, que foram redimidos pela paixão de Jesus, debaixo do altar. Reservara eu esse lugar para mim, pois é justo que o sacerdote repouse onde costumava oferecer a população, mas eu cedo às santas vítimas a parte da direita, pois é esse o lugar que cabe aos mártires" (Epístola 22,13).
João Crisóstomo
“De fato, não é pelos milagres que estamos acostumados a admirar os santos (...) mas porque deram prova de vida angélica" (Da Verdadeira Conversão 8). - 50 -
A FÉ CRISTÃ
Agostinho de Hipona
"Na assembléia dos santos, vós sois glorificados e, coroando seus méritos, exaltais os vossos próprios dons" (Comentário sobre o Salmo 102,7).
Martinho de Tours
"É conveniente que se ponha, em virtude do bem comum, a sepultura dos mártires lá onde se celebra a morte de Jesus todos os dias (...) Em virtude da identidade de destino, erigiu-se o túmulo do mártir lá onde se depositaram os membros do Senhor imolado, de modo que os que estiveram unidos em uma mesma paixão estejam agora reunidos em um mesmo lugar sagrado" (Sermão 78).
* * *
b) A predestinação de alguns
“Conforme está escrito no profeta Isaías, ‘eis que envio o meu anjo ante a tua presença o qual preparará o teu caminho diante de ti’. Apareceu João Batista no deserto pregando o batismo de penitência, para remissão dos pecados” (Mc. 1,2.4).
[No caso de Maria, por exemplo,] ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão das santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito da sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno, e a de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho apesar da sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o que era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Éster, e muitas outras mulheres. Maria sobressai entre esses humildes e pobres do Senhor que d’Ele esperam e recebem com confiança a salvação. Com ela, finalmente, excelsa filha de Sião, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia (CIC 489).
Atanásio de Alexandria
"Houve muitos que já nasceram santos e livres do pecado: Jeremias foi santificado desde o seio materno; também João, antes de ser dado à luz, exultou de alegria ao ouvir a voz de Maria, Mãe de Deus" (Da Trindade). - 51 -
Carlos Martins Nabeto
Agostinho de Hipona
"Entre a graça e a predestinação existe unicamente esta diferença: que a predestinação é uma preparação para a graça, e a graça é já a doação efetiva da predestinação. E assim, o que diz o Apóstolo: "[a salvação] não provém das obras, para que ninguém se vanglorie; pois somos todos obra de Deus, criados no Cristo Jesus para realizar boas obras" [Ef. 2,9s] significa a graça; mas o que segue: "as quais Deus de antemão dispôs para caminharmos nelas", significa a predestinação, que não se pode dar sem a presciência, por mais que a presciência possa existir sem a predestinação. Pela predestinação, Deus teve presciência das coisas que haveria de realizar; por isto; foi dito: "Ele fez o que ia ser" [Is 45-LXX]. Mas a presciência pode versar também sobre as coisas que Deus não faz, como o pecado - de qualquer espécie que seja. Embora haja pecados que são castigos de outros pecados, conforme foi dito: "entregou-os Deus a uma mentalidade depravada, para que fizessem o que não convinha" [Rm. 1,28], não há nisto pecado por parte de Deus, mas justo juízo. Portanto, a predestinação divina, que versa sobre o que é bom, é uma preparação para a graça, como já disse, sendo que a graça é efeito da predestinação. Por isto, quando Deus prometeu a Abraão a fé de muitos povos, dentro de sua descendência, disse: "Eu te fiz pai de muitas nações" [Gn. 17,4s], e o Apóstolo comenta: "Assim, é em virtude da fé, para que, por graça, seja a promessa estendida a toda a descendência" [Rm. 4,16]: a promessa não se baseia na nossa vontade mas na predestinação. Deus prometeu, não o que os homens realizam, mas o que Ele mesmo havia de realizar. Se os homens praticam boas obras no que se refere ao culto divino, provém de Deus cumprirem eles o que lhes mandou, não provém deles que Deus cumpra o que prometeu; de outro modo, teria provindo da capacidade humana, e não do poder divino, que se cumprissem as divinas promessas; em tal caso os homens teriam dado a Abraão o que Deus lhe prometera! Não foi assim que Abraão creu; ele "creu, dando glória a Deus e convencido de que Deus era poderoso para realizar sua promessa" [Rm. 4,21]. O Apóstolo não emprega o verbo "predizer" ou "pré conhecer" (na verdade Deus é poderoso para predizer e pré-conhecer as coisas), mas ele diz: "poderoso para realizar", e portanto, não obras alheias, mas suas. Pois bem; porventura prometeu Deus a Abraão
- 52 -
A FÉ CRISTÃ
que em sua descendência haveria as boas obras dos povos, como coisa que Ele realiza, sem prometer também a fé - como se esta fosse obra dos homens? E então Ele teria tido, quanto a essa fé, apenas "presciência"? Não é certamente o que diz o Apóstolo, mas sim que Deus prometeu a Abraão filhos, os quais seguiriam suas pisadas no caminho da fé: isto o afirma clarissimamente (...) O mais ilustre exemplar da predestinação e da graça é o próprio Salvador do mundo, mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. Pois para chegar a ser tudo isto, com que méritos anteriores - seja de obras, seja de fé - pôde contar a natureza humana que nele reside? Peço que me responda: aquele homem que foi assumido, em unidade de pessoa, pelo Verbo eterno com o Pai, para ser Filho Unigênito de Deus, de onde mereceu isto? Houve algum mérito que tivesse ocorrido antes? Que fez ele, que creu, que pediu previamente para chegar a tal inefável excelência? Não foi acaso pela virtude e assunção do mesmo Verbo que aquele homem, desde que, começou a existir, começou a ser Filho único de Deus? Não foi acaso o Filho único de Deus aquele que a mulher, cheia de graça, concebeu? Não foi o único Filho de Deus quem nasceu da Virgem Maria, por obra do Espírito Santo, sem a concupiscência da carne e por graça singular de Deus? Acaso se pôde temer que aquele homem chegasse a pecar, quando crescesse na idade e usasse o livre arbítrio? Acaso carecia de vontade livre ou não era esta tanto mais livre, nele, quanto mais impossível que estivesse sujeita ao pecado? Todos estes dons, singularmente admiráveis, e outros ainda, que se possam dizer, em plena verdade, serem dele, recebeu-os de maneira singular, nele, a nossa natureza humana sem que houvesse quaisquer merecimentos precedentes. Interpele então alguém a Deus e diga-lhe: "por que também não sou assim?" E se, ouvindo a repreensão: "ó homem, quem és tu para pedires contas a Deus" [Rm. 9,20], ainda persistir interpelando, com maior imprudência: "Por que ouço isto: ó homem, quem és tu? pois se sou o que estou escutando, isto é, homem - como o é aquele de quem estou falando - por que não hei de ser o mesmo que ele?" Pela graça de Deus ele é tão grande e tão perfeito! E por que é tão diferente a graça, se a natureza é igual? Certamente, não existe em Deus acepção de pessoas [Col. 3,25]: quem seria o louco, já nem digo o cristão, que o pensasse? Fique manifesta, portanto, para nós, naquele que é nossa cabeça, a própria fonte da graça que se difunde
- 53 -
Carlos Martins Nabeto
por todos os seus membros, conforme a medida de cada um. Tal é a graça, pela qual se faz cristão um homem desde o momento em que principia a crer; e pela qual o homem unido ao Verbo, desde o primeiro momento seu, foi feito Jesus Cristo. Fique manifesto que essa graça é do mesmo Espírito Santo, por obra de quem Cristo nasceu e por obra de quem cada homem renasce; do mesmo Espírito Santo, por quem se verificou a isenção de pecado naquele homem e por quem se verifica em nós a remissão dos pecados. Deus, sem dúvida, teve a presciência de que realizaria tais coisas. É esta a predestinação dos santos, que se manifesta de modo mais eminente no Santo dos santos; quem poderia negá-lo, dentre os que entendem retamente os ensinamentos da verdade? Pois sabemos que também o Senhor da glória foi predestinado, enquanto homem tornado Filho de Deus. Proclama-o o Doutor das Gentes no começo de suas epístolas: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, escolhido para o Evangelho de Deus, que Ele de antemão havia prometido por meio dos profetas, nas santas Escrituras, acerca de seu Filho o que nasceu da estirpe de Davi segundo a carne e foi constituído Filho de Deus, poderoso segundo O Espírito de santidade desde sua ressurreição entre os mortos" [Rm. 1,1-4]. Jesus foi, portanto, predestinado: aquele que segundo a carne haveria de ser filho de Davi seria também Filho de Deus poderoso, segundo o Espírito da santificação pois nasceu do Espírito Santo e da Virgem" (Agostinho de Hipona, +430; Da Predestinação dos Santos 10).
"[A predestinação é] a pré-ciência e a preparação dos benefícios divinos quanto aos que serão certamente salvos" (Do Dom da Perseverança 14,35).
"Desde o início do gênero humano, os que creram em Cristo, os que de algum modo o conheceram ou viveram piedosamente segundo os preceitos que são seus, foram, sem dúvida alguma, salvos por Ele, onde quer que estivessem" (Epístola 102,12).
* * *
c) O martírio
“Cheios de confiança, temos mais vontade de nos ausentarmos do corpo e estar presentes ao Senhor” (2Cor. 5,8).
- 54 -
A FÉ CRISTÃ
O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Enfrenta a morte num ato de fortaleza (CIC 2473).
Papa Clemente I de Roma
"Deixemos de lado os exemplos dos antigos e falemos dos nossos atletas mais recentes. Apresentemos os generosos do nosso tempo, vítimas do fanatismo e da inveja, sofreram perseguição e lutaram até à morte. Tenhamos diante dos olhos os bons Apóstolos: por causa de um fanatismo iníquo, Pedro teve de suportar duros tormentos, não uma ou duas vezes, mas muitas; e depois de sofrer o martírio, passou para o lugar que merecia na glória. Por invejas e rivalidades, Paulo obteve o prêmio da paciência: sete vezes foi lançado na prisão, foi exilado e apedrejado, tornou-se pregador da Palavra no Oriente e no Ocidente, alcançando, assim, uma notável reputação por causa da sua fé. Depois de ensinar o mundo inteiro o caminho da justiça e de chegar até os confins do Ocidente, sofreu o martírio que lhe infligiram as autoridades. Partiu, pois, deste mundo para o lugar santo, deixando-nos um perfeito exemplo de paciência. A estes homens, mestres de vida santa, juntou-se uma grande multidão de eleitos que, vítimas de um ódio iníquo, sofreram muitos suplícios e tormentos, tornando-se, desta forma, para nós, um magnífico exemplo de fidelidade. Vítimas do mesmo ódio, mulheres foram perseguidas, como Danaides e Dircéia. Suportando graves e terríveis torturas, correram até o fim a difícil corrida da fé e mesmo sendo fracas de corpo, receberam o nobre prêmio da vitória. O fanatismo dos perseguidores separou as esposas dos maridos, alterando o que disse nosso pai Adão: 'É osso dos meus ossos e carne de minha carne' (Gn. 2,23). Rivalidades e rixas destruíram grandes cidades e fizeram desaparecer povos numerosos. Escrevemos isto não apenas para vos recordar os deveres que tendes, mas também para nos alertarmos a nós próprios, pois nos encontramos na mesma arena e combatemos o mesmo combate. Deixemos as preocupações inúteis e os vãos cuidados e voltemo-nos para a gloriosa e venerável regra da nossa Tradição. Consideramos o que é belo, o que é bom, o que é agradável ao nosso Criador. Fixemos atentamente o olhar no Sangue
- 55 -
Carlos Martins Nabeto
de Cristo e compreendamos quanto é precioso aos olhos de Deus, seu Pai, esse sangue que, derramado para a nossa salvação, ofereceu ao mundo inteiro a graça da penitência" (1ª Epístola aos Coríntios).
Inácio de Antioquia
"Somente quando o mundo não vir mais nada de meu corpo é que serei verdadeiramente discípulo de Cristo (...) Busco Aquele que morreu por nós; quero Aquele que por nós ressuscitou" (Epístola aos Esmirnenses 3).
“Sou vossa vítima [ó Deus] e me ofereço em sacrifício por vossa Igreja" (Epístola aos Efésios 21).
"De viagem da Síria para Roma, estou lutando com feras, por terra e por mar, de noite e de dia. Acorrentado a dez leopardos, os milicianos da minha escolta militar (...) Espero poder enfrentar com alegria as feras que estão preparando para mim e peço a Deus que eu possa encontrá-las prontas a lançarem-se sobre mim. Se não quiserem, em mesmo as instigarei para que me devorem num instante (...) Tenham compaixão de mim. Sei muito bem o que é útil para mim. Somente agora começo a ser discípulo, não me deixo impressionar por coisa alguma, visível ou invisível, para poder unir-me a Cristo. Fogo, cruzes, feras, lacerações, desconjuntura dos ossos, o corpo reduzido a pedaços, as piores torturas caiam sobre mim: importante é unir-me a Jesus Cristo. Que proveito poderão dar-me os prazeres do mundo ou os reinos da terra? Nenhum! Para mim é melhor morrer por Jesus Cristo do que reinar sobre toda a terra. A minha vida é busca contínua daquele que morreu por nós; quero Aquele que por nós ressuscitou. Vejam: meu nascimento se aproxima! Nada melhor podeis fazer por mim do que deixar que eu seja sacrificado a Deus (...) Rogo-vos: não tenhais para comigo uma benevolência inoportuna! Deixem-me ser pasto das feras, pelas quais chegarei a Deus. Sou o trigo de Deus, moído pelos dentes das feras para tornar-me o pão duro de Cristo (...) Quando o mundo não puder mais ver o meu corpo, serei verdadeiramente discípulo de Cristo" (Epístola aos Romanos 6,1-2).
"O meu Amor está crucificado e não há mais em mim fogo terreno, mas uma água viva que brota em mim e me diz por dentro: 'Vai até o Pai'" (Epístola aos Romanos 7).
"Meu desejo terrestre (=Cristo) foi crucificado (...) Há em mim uma água viva que murmura e que diz dentro de mim:
- 56 -
A FÉ CRISTÃ
'Vem para o Pai'" (Epístola aos Romanos 7,2).
Policarpo de Esmirna
"O chefe o constrangia, dizendo: 'Jura e te ponho em liberdade. Amaldiçoa a Cristo!' Ele (=Policarpo) respondeu: 'Há oitenta e seis anos o sirvo e não me fez mal algum. Como posso blasfemar contra meu Rei e Salvador?'" (Martírio de Policarpo 9).
"Eu te bendigo, Senhor, por me terdes julgado digno deste dia e desta hora, digno de ser contado no número dos vossos mártires (...) Guardastes vossa promessa, Deus da felicidade e da verdade! Por essa graça e por todas as coisas, eu vos louvo, vos bendigo e vos glorifico pelo eterno e celeste sacerdote, Jesus Cristo, vosso Filho bem amado. Por Ele, que está conosco e com o Espírito, vos seja dada a glória agora e por todos os séculos dos séculos. Amém" (Martírio de Policarpo 14,2.3).
Justino Mártir
"Tendo os santos sido conduzidos diante do tribunal, disse o prefeito Rústico: 'Antes de tudo, submete-se aos deuses e obedece aos imperadores'. Justino disse: 'Nada há de censurável nem de condenável em nos submetermos aos preceitos de nosso Salvador Jesus Cristo'. O prefeito Rústico disse: 'Que doutrinas professas?' Disse Justino: 'Tentei aprender todas as doutrinas, mas aderi às doutrinas verdadeiras dos cristãos, embora não agradem aos que pensam erradamente'. O prefeito Rústico disse: 'Essas doutrinas te agradam, infeliz?' Justino disse: 'Sim, pois é uma crença justa que me faz segui-las'. O prefeito Rústico disse: 'Que crença é essa?' Disse Justino: 'A piedade que professamos para com o Deus dos cristãos. Acreditamos que Ele é único, criador e artífice, desde o princípio, de toda a criação visível e invisível; e adoramos o Senhor Jesus Cristo, servo de Deus, cuja vinda para a raça humana foi anunciada antecipadamente pelos profetas; devia vir como mensageiro da salvação e mestre de belos ensinamentos. E eu, que sou apenas um homem, creio poder dizer apenas pouca coisa sobre sua divindade infinita, confessando ao mesmo tempo o poder profético que anunciou antecipadamente, como eu disse, que Ele é o Filho de Deus (...)'. Disse o prefeito Rústico: 'Então, afinal, tu és cristão!" Justino disse: 'Sim. Sou cristão!" (Atas do Martírio). - 57 -
Carlos Martins Nabeto
Tertuliano de Cartago
"Os olhos erguidos, as mãos estendidas (porque são puras), a cabeça descoberta (porque não temos do que nos envergonhar). Não nos ditam palavras, oramos de coração (...) Enquanto oramos, com as mãos erguidas para Deus, quantas unhas de ferro nos rasgam (...) Só esta atitude do cristão que ora, mostra-o pronto para todos os suplícios. Vamos, excelentes governadores! Arrancai uma alma que ora pelo Imperador! O crime estará aí, onde está o verdadeiro Deus e seu culto" (Apologia 30,4.7).
Cipriano de Cartago
“Aquele que venceu a morte uma vez pode vencê-la em cada um de nós" (Epístola 10,3).
"Se os mártires cristãos são em número tão grande, como se vê, ninguém deve considerar árduo e difícil ser mártir" (Epístola a Fortunato 11).
Orígenes de Alexandria
"Para os nossos perseguidores que ainda não fizeram derramar o nosso sangue, não queremos ser ocasião de pecarem e de se tornarem ainda mais ímpios. Por isso os evitamos, quando nos é possível. Do contrário, eles ficariam com uma culpa ainda maior e teriam um castigo ainda mais duro toda vez que nós, em nosso egoísmo, pensássemos somente em nosso benefício e nos deixássemos matar, mesmo quando isso não fosse estritamente necessário" (Comentário sobre o Evangelho de João 28,18).
Ósio de Córdoba
"Confessei Jesus Cristo na perseguição que Maximiano, vosso avô, provocou contra a Igreja. Se quiserdes repeti-la, encontrar-me-eis disposto a tudo sofrer, antes que trair a verdade e derramar o sangue do inocente (...) Não me abalam nem vossas cartas, nem vossas ameaças; é inútil prossegui-las. Será mais vantajoso para vós renunciar às opiniões de Ário e não escutar os orientais (...)" (Epístola a Constantino).
* * *
d) A expansão da Igreja mediante a perseguição e o martírio
“Quem se prender à sua vida, irá perdê-la;quem perder sua vida por causa de Meu amor, irá encontrá-la” (At.
- 58 -
A FÉ CRISTÃ
1,14).
Com o maior cuidado, a Igreja recolheu as lembranças daqueles que foram até o fim para testemunhar a fé. São as “Atas dos Mártires”. Constituem os arquivos da verdade escritos em “letras de sangue”. (CIC 2474).
Justino Mártir
"Eu mesmo, quando me comprazia nos ensinamentos de Platão, ouvia acusar os cristãos. Vendo-os, porém, sem medo diante da morte e de tudo o que se teme, compreendi que era impossível que vivessem na malícia e devassidão (...) Desprezei essas mentiras, a calúnia e o julgamento da multidão; quero ser visto como cristão e luto de toda forma para isso, confesso" (Apologia 2,13).
"É manifesto que nos cortam em pedaços, que nos colocam na cruz, que nos lançam nas cadeias, que nos entregam aos animais e às chamas, mas nada nos impede de confessar Jesus Cristo. Ao contrário, quanto mais nos maltratam, mais aumenta o número dos que se tornam fiéis e abraçam a piedade verdadeira. Acontece conosco o que vemos ocorrer com a videira: quando se lhe cortam alguns ramos, ela cresce de novo, de maneira mais fecunda e mais vigorosa" (Diálogo com Trifão 110).
Tertuliano de Cartago
"Mais poderosos nos tornamos todas as vezes que somos por vós (=o imperador) ceifados. O sangue dos mártires é a semente de novos cristãos" (Apologia 50).
Cipriano de Cartago
"Para que se patenteie a fortaleza de ânimo e a firmeza da fé que devemos considerar e louvar com simplicidade de coração, quando naquele tempo o intrépido [papa] Cornélio se assentou na cátedra de Roma, o tirano (=imperador Décio) atacou os sacerdotes de Deus com palavras que se proferem e que não se dizem, afirmando que mais preferiria e toleraria um rival do que um sacerdote de Deus em Roma".
Lactâncio
"Cresce a religião de Deus quanto mais é premida" (Instituições 5,19,9). - 59 -
Carlos Martins Nabeto
Agostinho de Hipona
"A Igreja avança em sua peregrinação através das perseguições do mundo e das consolações de Deus" (A Cidade de Deus 18,51).
* * *
e) Intercessão dos santos
“Disse Onias: ‘Este é o amigo de seus irmãos e do povo de Israel: é Jeremias, profeta de Deus que ora muito pelo povo e por toda a cidade santa” (2Mac. 15,14).
Pelo fato de os habitantes do céu estarem unidos mais intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade da Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio (CIC 956).
Inácio de Antioquia
"Meus irmãos: transbordo de amor por vós e é com alegria que procuro vos fortalecer - não eu, mas Jesus Cristo; estando acorrentado por causa d'Ele, temo ainda mais, ao pensar que continuo imperfeito. Vossa oração, contudo, me tornará perfeito diante de Deus, para que eu obtenha a herança cuja misericórdia recebi, refugiando-me no Evangelho como na carne de Cristo e nos Apóstolos como no presbitério da Igreja" (Epístola aos Filadelfos 5).
Frutuoso Mártir
"Sim, eu devo ter em mente toda a Igreja espalhada pelo mundo, do Oriente ao Ocidente [quando estiver junto de Deus]" (Ata de Frutuoso 1,7).
Cipriano de Cartago
"Se um de nós partir primeiro deste mundo, não cessem as nossas orações pelos irmãos" (Epístola 57).
Orígenes de Alexandria
"O pontífice não é o único a se unir aos orantes. Os anjos e as almas dos justos também se unem a eles na oração" (Da Oração).
"Eles (os santos) conhecem os que são dignos da amizade
- 60 -
A FÉ CRISTÃ
de Deus e auxiliam os que querem honrá-Lo" (Contra Celso).
Hilário de Poitiers
"Aos que fizeram tudo o que tiveram ao seu alcance para permanecer fiéis, não lhes faltará nem a guarda dos anjos, nem a proteção dos santos".
Cirilo de Jerusalém
"Comemoramos os que adormeceram no Senhor antes de nós: patriarcas, profetas, Apóstolos e mártires, para que Deus, por suas intercessões e orações, se digne receber as nossas".
"Em seguida (=na Oração Eucarística), mencionamos os que já partiram: primeiro os patriarcas, profetas, apóstolos e mártires, para que Deus, em virtude de suas preces e intercessões, receba nossa oração" (Catequeses Mistagógicas).
Jerônimo
"Se os Apóstolos e mártires, enquanto estavam em sua carne mortal e ainda necessitados de cuidar de si, ainda podiam orar pelos outros, muito mais agora que já receberam a coroa de suas vitórias e triunfos. Moisés, um só homem, alcançou de Deus o perdão para 600 mil homens armados e Estevão, para seus perseguidores. Serão menos poderosos agora que reinam com Cristo? São Paulo diz que com suas orações salvara a vida de 276 homens, que seguiam com ele no navio (=naufrágio na ilha de Malta). E depois de sua morte? Cessará sua boca e não pronunciará uma só palavra em favor daqueles que no mundo, por seu intermédio, creram no Evangelho?" (Adv. Vigil. 6).
Agostinho de Hipona
"Portanto, como bem sabem os fiéis, a disciplina eclesiástica prescreve que, quando se mencionam os mártires nesse lugar durante a celebração eucarística, não se reza por eles, mas pelos outros defuntos que também aí se comemoram. Não é conveniente orar por um mártir, pois somos nós que nos devemos encomendar a suas orações" (Sermão 159,1).
“Não deixemos parecer para nós pouca coisa; que sejamos membros do mesmo corpo que elas (=Santa Perpétua e Santa Felicidade) (...) Nós nos maravilhamos com elas, elas
- 61 -
Carlos Martins Nabeto
sentem compaixão de nós. Nós nos alegramos por elas, elas oram por nós (...) Contudo, nós todos servimos um só Senhor, seguimos um só Mestre, atendemos um só Rei. Estamos unidos a uma Cabeça; nos dirigimos a uma Jerusalém; seguimos após um amor, envolvemos uma unidade" (Sermão 280,6).
João Cassiano
"Por vezes, é a intercessão dos santos que alcança o perdão das nossas faltas (1Jo 5,16; Tg 5,14-15) ou ainda a misericórdia e a fé" (Conferência 20).
Inscrições e grafitos dos três primeiros séculos encontrados em cemitérios, catacumbas e túmulos cristãos:
“Santos mártires: lembrai-vos de Maria" (Cemitério de Aquiléia).
"Sebaio, doce alma: pede e roga por teus irmãos e companheiros" (Cemitério de Gordiano).
"Anatólio (...) Que teu espírito descanse em Deus. Pede por tua mãe" (Cemitério de Santa Priscila).
"Vicência: pede a Cristo por Febe e seu esposo" (Cemitério de São Calixto).
"Mártires santos, bons e benditos: ajudai a Ciríaco" (Cemitério de São Pânfilo).
"Pedro: pede a Cristo Jesus pelas almas dos santos cristãos sepultados junto do teu corpo." (Grafito encontrado no túmulo de São Pedro).
"Genciano, fiel em paz (...) Que em tuas orações rogues por nós pois sabemos que estás em Cristo" (Túmulo na Via Salária).
* * *
f) Possibilidade das aparições
“Eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com Jesus” (Mat. 17,3).
Depois dos Apóstolos, o Senhor Deus pode permitir que os santos – como Nossa Senhora – apareçam aos homens a fim de nos exortar a uma vida santa e ao apostolado. Essas aparições, porém, mesmo quando autênticas, nada acrescentam ao
- 62 -
A FÉ CRISTÃ
patrimônio da fé1.
Gregório de Nissa
"Então o outro (ancião) estendeu a mão como para mostrar algo que de improviso havia aparecido. Gregório voltou a vista na direção indicada, viu uma figura que era de uma mulher muito mais linda que qualquer pessoa humana. Novamente, perturbado, desviou o olhar e se sentiu cheio de perplexidade; não sabia o que pensar acerca daquela visão em que não conseguia olhar. O mais extraordinário era que, apesar de ser noite escura, brilhava diante dele uma luz ao lado da figura aparecida, como se tivesse sido acendida uma luz muito brilhante (...) Diz-se que Gregório escutou a mulher que exortava ao evangelista João para explicar ao jovem (Gregório) o mistério da verdadeira fé. São João, por sua vez, se declarou totalmente disposto a obedecer a Mãe do Senhor e disse o que desejava de todo o coração" (Vida de Gregório Taumaturgo).
Agostinho de Hipona
“Pois nós sabemos, com efeito, não por vagos rumores, mas por testemunhas dignas de fé, que o confessor Félix, cujo túmulo tu (=Paulino de Nola) veneras piedosamente como santo asilo, deu não somente marcas de seus benefícios, mas até de sua presença, tendo aparecido aos olhos dos homens por ocasião do cerco da cidade de Nola pelos bárbaros. Esses fatos escepcionais acontecem graças à permissão divina e estão longe de entrar na ordem normalmente estabelecida para cada espécie de criatura” (Do Cuidado devido aos Mortos 16).
1 Cf. BETTENCOURT, Estêvão Tavares. Católicos Perguntam. São Paulo: O Mensageiro de Santo Antonio, 1ª ed., 1997, pp. 111-115. - 63 -
Carlos Martins Nabeto
3. Anjos
a) Sua Existência
“Depois veio outro anjo e parou diante do altar, tendo um turíbulo de ouro. Foram-lhe dados muitos perfumes, a fim de que oferecesse as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que está diante do trono de Deus” (Apoc. 8,3).
A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição. Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade. São criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis. Disto dá testemunho o fulgor de sua glória (CIC 328, 330).
Atenágoras de Atenas
“Não somos ateus. Cremos em Deus Pai, Filho e Espírito santo, mas ensinamos também que existe uma multidão de anjos servidores, ministros de Deus Criador e ordenador do mundo nas coisas que aí se encontram e na sua ordem”
Justino Mártir
“Nós adoramos a Deus e a seu Filho por Ele gerado e ao Espírito profético que nos ensinou, bem como aos anjos que lhe são obedientes e semelhantes” (Apologia).
Ireneu de Lião
“Deus é o criador do céu e da terra e de todo o universo, e formador dos anjos e dos homens. Só Ele é Pai, Deus criador, formador e moldador. Ele criou e formou ambas as coisas, tudo: o visível e o invisível, neste mundo e no céu”.
“Por conseguinte, criou também os seres espirituais. O universo não foi criado nem formado pelos anjos. Deus não necessitava deles para esse fim”
“Os anjos são espirituais, não possuem carne”.
Clemente de Alexandria
“Aquele que crê, reza com os anjos, mesmo que reze
- 64 -
A FÉ CRISTÃ
sozinho, porque com ele se reúne o côro dos santos que ficam em sua companhia”
Orígenes de Alexandria
“Onde quer que exista uma Igreja de homens, ali haverá também uma Igreja de anjos”
“O culto que se deve aos anjos é o de veneração e não de adoração”.
“Cada diocese é dirigida por dois bispos: um secular e um anjo”.
“Cada assembléia eclesiástica compreende também uma parte celestial formada por anjos, mensageiros de Deus que habitam entre nós, que rezam com os homens e levam suas orações aos céus. Apesar disso, os anjos nunca abandona, a presença de Deus. Sua amizade conosco é um sinal de nosso bom relacionamento com Deus”.
“Os anjos são diferentes uns dos outros”.
“[Os anjos] estão em toda parte; vigiam e governam a natureza”.
“Se somos merecedorres da presença dos anjos bons, estes nos assistem e nos inspiram bons pensamentos e se comunicam com nossa alma durante o sono”.
Atanásio de Alexandria
“Os anjos vêem a face do Pai por uma participação no Logos, por uma graça do Espírito Santo”.
“Os anjos foram criados antes do cosmos” (Carta a Serapião 111,4).
Basílio Magno de Cesaréia
“Os anjos não foram criados como crianças imperfeitas que, aos poucos, foram se aperfeiçoando pelo exercício, de tal forma que se fizeram dignos de receber o Espírito santo. Ao contrário, desde o primeiro instante de sua existência, juntamente e em conjunto com a sua substância, receberam a santidade, isto é, a graça santificante” (In Psalm. Hom. 32,4).
Ambrósio de Milão
“No batismo, o sacerdote atua na missão de um anjo” (De Mysteriis 11,6).
“Deus não tinha a necessidade de anjos, porém, o homem
- 65 -
Carlos Martins Nabeto
deles tem necessidade. Enquanto os homens foram criados à imagem de Deus, os anjos o foram segundo o ministério de Deus” (Expos.Ps.108)
“Todos aqueles que seguem a Cristo têm acesso aos anjos” (De Sacramentis 1,6).
“Os anjos foram criados antes do mundo material” (In Exodum 27,185).
Cirilo de Jerusalém
“Todos os côros celestiais tomam parte em cada batismo e cantam sobre o povo cristão” (Protocatechesis).
“Os anjos podem, entretanto, serem chamados de ‘espíritos’ se a palavra designar algo que não é formado por matéria bruta”.
Jerônimo
“Os anjos cuidam e velam até pelos pormenores do cosmos” (Comm. In Eccles. 10,20).
Agostinho de Hipona
“Deus criou os anjos dando-lhes a natureza e infundindo-lhes, ao mesmo tempo, a graça” (A Cidade de Deus 4,12,9,9).
“Encontramos nas Escrituras que os anjos apareceram a muitas pessoas e achamos, portanto, que não é racional duvidar de sua existência” (In Psal. 103).
"A palavra anjo é designação de um encargo, não de natureza. Se perguntarres pela designação da natureza, a resposta será: é um espírito; se perguntares pelo enviado: é um anjo. É espírito por aquilo que é; é anjo por aquilo que faz" (In Psal. 103,1,5).
“Aos anjos não se oferece sacrifício; somente os veneramos como amor” (A Cidade de Deus 10,7).
“Aos anjos celestes, que possuem a Deus na humildade e o servem na bem-aventurança, está submetida toda a natureza corporal e toda a vida irracional” (A Cidade de Deus 8,24).
“Juntamente com os anjos, formamos uma só e mesma cidade de Deus” (A Cidade de Deus 10,7).
"Os santos anjos não alcançam o conhecimento de Deus mediante palavras soantes, mas pela própria presença da
- 66 -
A FÉ CRISTÃ
verdade imutável, isto é, do Verbo Unigênito, e conhecem o Verbo, o Pai e o Espírito Santo; sabem que Eles formam a Trindade inseparável, na qual as Pessoas em si mesmas são uma única substância e, no então, não são três deuses, mas um só Deus. Eles conhecem esta verdades melhor do que nós conhecemos a nós mesmos. Também conhecem as criaturas na sabedoria de Deus (...) e nela conhecem igualmente a si mesmos" (A Cidade de Deus 11,29).
"Só conheceremos a natureza dos anjos de modo perfeitamente claro quando estivermos para sempre unidos a eles na posse da bem-aventurança eterna” (Enchiridion 58).
Cirilo de Alexandria
“Os anjos foram criados também à imagem de Deus, inclusive, incomparavelmente mais do que nós, em razão de sua espiritualidade superior à nossa” (Resposta a Tibério Sociosqua 14).
João Crisóstomo
“O ar que nos rodeia está cheio de anjos”.
“Que há de melhor, diga-me? Falar do vizinho e da vida alheia, bisbilhotar tudo, ou se entregar com os anjos e com as coisas feitas para nos enriquecer?” (Hom. In Io. 18).
Papa Gregório I Magno de Roma
“Os anjos são incomparavelmente mais íntimos de Deus que os homens (...) São espíritos e somente espíritos, enquanto o homem é espírito e carne” (Moralia in Job 4,3,8).
“[Os anjos] contemplam a Deus face a face”
“Comparados com os nossos corpos materiais, [os anjos] são espíritos; mas comparados com Deus, que é Espírito ilimitado, são de certa forma materiais”.
João Damasceno
“Os anjos foram criados do nada; são incorpóreos quando comparados com os homens, porém, não possuem o mesmo grau de espiritualidade de Deus - puro espírito. Sua exata naturreza só pode ser conhecida por Deus”
"Por serem espíritos (...) os anjos não são fisicamente circunscritos. De fato, eles não possuem corpo, nem três dimensões, mas estão presentes e operam espiritualmente
- 67 -
Carlos Martins Nabeto
para onde quer que vão. Por outro lado, não podem atuar simultaneamente em dois lugares distintos (...) Eficientes e solícitos no cumprimento da vontade de Deus, são velozes a ponto de comparecer instantaneamente onde a vontade de Deus os chama. Alguns defendem as várias partes do mundo, presidem às nações e regiões, conforme a ordem do Sumo Criador, governam as nossas coisas e prestam-nos ajuda" (Exposição da Fé Ortodoxa).
“[Os anjos] estão em um lugar determinado, embora não no espaço: como não são como os homens tridimensionais, a bilocação é para eles um fenômeno de ordem espiritual”.
“Os anjos estão onde atuam, isto é, onde exercem seu poder”.
“[Os anjos] são imortais pela graça. Contemplam a Deus pela iluminação própria que Deus lhes concede”.
“A obra dos anjos no céu consiste em louvar a Deus; na terra, servem o Senhor e revelam seus mistérios”.
“O conhecimento do futuro lhes advém unicamente da revelação de Deus”.
“Os anjos foram criados antes dos homens e antes mesmo do cosmos”.
* * *
b) Encontram-se Hierarquicamente Organizados
"Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele" (Col. 1,16).
Na literatura e no cinema existem muitas histórias sobre habitantes de outros planetas, geralmente representados como mais inteligentes e poderosos que nós, pobres mortais ligados à terra. Mas nem o mais engenhoso dos escritores de ficção científica poderá fazer justiça à beleza deslumbrante, à inteligência poderosa e ao formidável poder de um anjo. Se isto é assim na ordem inferior das hostes celestiais - na ordem dos anjos propriamente chamados assim -, que não dizer das ordens ascendentes de espíritos puros que se encontram acima dos anjos? Na Sagrada Escritura enumeram-se os arcanjos, os principados, as potestades, as virtudes, as dominações, os tronos, os querubins e os serafins. É muito possível que um arcanjo esteja a tanta distância de um anjo, em perfeição, como
- 68 -
A FÉ CRISTÃ
este de um homem (A Fé Explicada, p. 32).
Orígenes de Alexandria
“Conforme o grau de iluminação que receberam, os anjos possuem funções diversas na administração do universo. As dominações, virtudes e potestades são destinadas a dirigir os outros anjos. Os anjos têm, portanto, uma certa subordinação entre si”.
“Um homem iluminado com a luz do conhecimento sobrenatural percebe a presença dos anjos: vê os anjos e a seu chefe, Miguel. O mesmo com relação aos arcanjos, tronos, dominações, potestades e virtudes celestiais”.
Atanásio de Alexandria
“As hierarquias celestes encerram muitos mistérios” (Carta a Serapião 1,13).
Basílio Magno de Cesaréia
"Também os anjos, os arcanjos e todas as potências celestiais recebem do Espírito [Santo] a santidade" (Epístola 159,2).
Papa Gregório I Magno de Roma
“Sabemos pela autoridade da Escritura que existem nove ordens de anjos: anjos, arcanjos, virtudes, potestades, principados, dominações, tronos, querubins e serafins. Existem anjos e arcanjos em quase todas as páginas da Bíblia e os livros dos profetas falam de querubins e serafins. São Paulo também, escrevendo aos efésios, enumera quatro ordens de anjos, quando disse: ‘sobre todo principado, potestade, virtude e dominação’ e, em outra ocasião, escrevendo aos colossenses, disse: ‘nem tronos, dominações, principados ou potestades’. Se unirmos estas duas listas, temos cinco ordens; e agregando os anjos e arcanjos, querubins e serafins, temos nove ordens de anjos”
Eusébio de Cesaréia
“Anjos, arcanjos, espíritos, forças divinas, exércitos celestiais, virtudes, tronos, dominações são orientados pelo Espírito Santo. Eles cantam o ‘Laudate Dominum de coelis’ para exaltação da glória de Deus. A fé reconhece estas potestades divinas para o serviço e a liturgia de Deus todo-
- 69 -
Carlos Martins Nabeto
poderoso” (Praeparatio Evang. 7).
João Crisóstomo
“Os serafins louvam a Trindade, rodeiam o altar celestial do qual a Igreja é o modelo neste mundo”
“Na capital celeste, Jerusalém, nossa mãe comum, estão os serafins, querubins, muitos milhares de arcanjos e inumeráveis anjos” (Hom. In Seraphin 1).
“Saber que o lugar dos serafins é junto a Deus é mais importante que o conhecimento de sua natureza” (Hom. In Seraphin 2).
Cirilo de Jerusalém
“Não podemos sondar a natureza dos querubins, nem sequer conhecemos a diferença entre tronos, dominações, virtudes, podestades, poderes e anjos. Só sabemos que a diferença implica em graus diversos do conhecimento anjélico de Deus”.
Cirilo de Alexandria
“Anjos e arcanjos servem a Deus e o adoram em hinos sempiternos” (Contra Juliano 3).
Gregório de Nanzianzo
“Os anjos contemplam a face do Pai, mas a íntima profundidade do mistério lhes está oculto. Os anjos e arcanjos vêem apenas a glória de Deus, não sua própria natureza, que está oculta por trás dos querubins”
João Damasceno
“Não apenas anjos e arcanjos, potestades e virtudes, mas também os tronos, querubins e serafins, os supremos da hierarquia angélica, rodeiam o corpo de Maria e, cheios de alegria, cantam seus louvores” (Hom. 1 In Dormit.).
* * *
c) Todo Homem possui um Anjo da Guarda
“Viva o Senhor, cujo anjo foi o meu guardião” (Jdt 13,20).
Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos anjos. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus (CIC
- 70 -
A FÉ CRISTÃ
336).
Orígenes de Alexandria
“Não é apenas o sumo-sacerdote que ora com aqueles cuja oração é sincera, mas há também os anjos que rejubilam no céu. É de crer-se que lá [onde os fiéis se reúnem], as potência angélicas participam das assembléias dos fiéis. É de fato lá que desce a força de nosso Senhor Salvador e se reúnem os espíritos dos santos (...) Se temos o direito de nos referirmos aos anjos graças ao adágio: ‘O anjo de Iahveh acampa entre os seus fiéis e os assiste’ [Sal. 34,8] e se Jacó ao mencionar que ‘o anjo o salvou de todo o mal’ [Gên. 48,16] referia-se não apenas a si próprio mas a todas as pessoas devotas, é então verdade que quando várias pessoas se encontram reunidas para louvar a Cristo, o anjo encarregado de proteger e conduzir cada um rodeia aqueles que crêem em Deus. Assim, quando pessoas santas se acham reunidas, acham-se na presença uma da outra duas Igrejas: a dos homens e a dos anjos. Se Rafael afirma a Tobias que havia oferecido sua súplica diante da glória do Senhor [Tob. 12,12], bem como as de Sara, que se tornaria esposa do jovem Tobias, o que não se passará quando um número grande se reúne em um mesmo local animado pela mesma intenção e formando um só corpo com Cristo?” (De Orat.).
“Junto a cada homem existe sempre um anjo do Senhor que o ilumina, o guarda e o protege de todo mal” (Coment. Mat. 18,10).
Gregório Taumaturgo
“Santos anjos de Deus, que desde a minha juventude me tem protegido...” (Orat. Ad Orig. 4).
Basílio Magno de Cesaréia
“Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor, para conduzi-lo à Vida” (Adv. Eunonium 3,1).
Ambrósio de Milão
“Devemos rezar aos anjos que nos são dados como guardiães” (De Viduis 9,55).
Jerônimo
“A dignidade de uma alma é tão grande que cada pessoa tem um anjo guardião desde seu nascimento”.
- 71 -
Carlos Martins Nabeto
4. Imagens x Idolatria
Adorar a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer o “nada da criatura”, que não existe a não ser por Deus. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-Lo, exaltá-Lo e humilhar-se a si mesmo, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que seu Nome é santo. A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar em si mesmo, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo. A idolatria não diz respeito somente aos falsos cultos do paganismo. Ela é uma tentação constante da fé. Consiste em divinizar o que não é Deus. Existe idolatria quando o homem presta honra e veneração a uma criatura em lugar de Deus, quer se trate de deuses ou de demônios (por exemplo, o satanismo), do poder, do prazer, da raça, dos antepassados, do Estado, do dinheiro etc. (...) A idolatria nega o Senhorio exclusivo de Deus; é, portanto, incompatível com a comunhão divina (CIC 2097, 2113).
a) Veneração não é adoração
“Moisés, saindo ao encontro de seu sogro, prostrou-se diante dele e o beijou” (Ex. 18,7).
O culto cristão de imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De fato, a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo original e quem venera uma imagem, venera nela a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma veneração respeitosa e não uma adoração, que só compete a Deus (CIC 2132).
Policarpo de Esmirna
"Eles não sabem que nós não poderíamos esquecer o Cristo que sofreu para salvar aqueles que estão salvos no mundo inteiro, nem adorar ninguém mais. Nós o adoramos porque Ele é o Filho de Deus. Quanto aos mártires, nos os amamos como discípulos e imitadores do Senhor e dignamente devido à sua afeição sem par por seu Rei e Mestre. Possamos também nós nos tornar seus seguidores e discípulos companheiros" (Martírio de Policarpo 17,2-3). - 72 -
A FÉ CRISTÃ
Orígenes de Alexandria
"[O idólatra é aquele que] refere a qualquer coisa que não seja Deus a sua indestrutível noção de Deus" (Contra Celso 2,40).
Agostinho de Hipona
"Nós, os cristãos, não cremos em Pedro, mas n'Aquele em quem Pedro acreditou; sendo deste modo que somos edificados pelas palavras de Pedro anunciadoras do Cristo" (A Cidade de Deus 8,54).
"Acontece, porém, que a cidade terrena teve certos sábios condenados pela doutrina de Deus; sábios que, por conjecturas ou artifícios dos demônios, disseram que deviam amistar muitos deuses com as coisas humanas (...) A cidade celeste, ao contrário, conhece um só Deus, único a quem se deve o culto e a servidão, em grego chamada 'latréia' (adoração), e pensa com piedade fiel não ser devido senão a Deus. Tais diferenças deram motivo a que essa cidade e a cidade terrena não possam ter em comum as leis religiosas" (A Cidade de Deus 19,17).
"Oferece-se o sacrifício a Deus e não aos mártires, ainda que seja celebrado em suas memórias ou capelas; e porque quem celebra é sacerdote de Deus e não dos mártires. O sacrifício que é o Corpo de Cristo, não se oferece aos mártires, porque eles mesmos são o corpo de Cristo" (A Cidade de Deus 22,10).
"Honremo-los (=os anjos) com espírito de amor, não de servidão (=adoração)".
"O diabo se alegra muito com os pecados de luxúria e idolatria".
Papa Gregório I Magno de Roma
"Era preciso não as quebrar, pois as imagens não foram colocadas na igreja para ser adoradas, mas para instruir as mentes dos ignorantes" (Epístola 9,105).
"Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas, não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes: mediante essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não
- 73 -
Carlos Martins Nabeto
sabem ler" (Epístola 11,13 a Sereno).
João Damasceno
"Não adoro a matéria, mas o Criador da matéria (...) Quando se trata de imagens, é preciso considerar a intenção daqueles que a fazem. Se a intenção é justa e reta, e se o fazem para a glória de Deus e de seus santos, por desejo da virtude, de fuga dos vícios e para a salvação das almas, é preciso recebê-las como imagens (...), é preciso venerá-las, beijá-las, saudá-las com os olhos, os lábios, o coração. Tratam-se da representação do Deus encarnado, ou de sua Mãe, ou de seus santos, companheiros de sofrimentos e da glória de Cristo" (Das Imagens 1,8; 2,5.10).
* * *
b) Culto mariano
“Portanto, eis que de hoje em diante, todas as gerações me chamarão ‘bem-aventurada’” (Luc. 1,48b).
A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão. A Santíssima Virgem é legitimamente honrada com um culto especial pela Igreja. (...) Este culto, embora seja inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração, que se presta ao Verbo encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas o favorece poderosamente; este culto encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração Mariana, tal como o Santo Rosário, “resumo de todo o Evangelho” (CIC 971).
Melitão de Sardes
"Ele (=Jesus) nasceu de Maria, a ovelha formosa" (Homilia da Páscoa).
Orígenes de Alexandria
"[Disse Isabel a Maria:] 'Eu é que deveria vir a ti, porque és bendita acima de todas as mulheres; tu, a Mãe do meu Senhor; tu, minha Senhora" (Fragmenta PG 13, 1902D).
Epifânio de Salamina
"Ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo se adora (...) Maria seja honrada (=venerada), o Senhor seja adorado" (Haer.
- 74 -
A FÉ CRISTÃ
79).
Agostinho de Hipona
"Ela (=Maria) fez a vontade do Pai e a fez totalmente; e, por isso, vale mais para Maria ter sido discípula de Cristo do que sua Mãe" (Sermão 72,A,7).
"Na verdade, era digno e de todo conveniente, que o parto daquela que havia procriado ao Senhor do céu e da terra, e que permaneceu virgem após ter dado à luz, fosse celebrado não somente com festejos humanos, mas com cânticos sublimes de louvor pelos anjos" (Sermão 193,1).
Beda Venerável
"Introduziu-se na Igreja o belo e salutar costume de cantar diariamente esse cântico de Maria (=Magnificat) na salmodia do louvor vespertino (...) e precisamente na hora das vésperas, para que nossa mente, fatigada e tensa pelos trabalhos e pelas muitas preocupações do dia, ao chegar o tempo do repouso, volte a encontrar o recolhimento e a paz de espírito" (1,4).
Germano de Constantinopla
"[Cristo quis] ter, por assim dizer, a proximidade dos teus lábios e do teu coração (=Maria). Desta maneira, Ele atende a todos os desejos que lhe exprimes, quando sofres pelos teus filhos, e Ele realiza, com o seu poder divino, tudo o que lhe pedes" (Homilia 1).
“Tu (=Maria) habitas espiritualmente conosco e a grandeza da tua vigilância sobre nós faz ressaltar a tua comunidade de vida conosco" (Homilia 1).
João Damasceno
"Quando se tornou Mãe do Criador, tornou-se verdadeiramente a soberana de todas as criaturas" (Da Fé Ortodoxa 4,14).
"O céu, com gozo, recebeu tua alma. As potestades celestiais saíram ao teu encontro, cantando hinos sagrados, com festiva alegria e expressando-se com estas ou parecidas palavras: 'Quem é esta que sobe toda pura, surgindo como a aurora, formosa como a lua e brilhante como o sol? Ó, que formosa és e toda cheia de suavidade! O Rei te introduziu em sua câmara, onde as potestades te escoltam, os principados te abençoam, os tronos entoam cânticos em tua honra, os querubins se maravilham e os
- 75 -
Carlos Martins Nabeto
serafins proclamam teus louvores, já que, por divina disposição, foste constituída verdadeira Mãe do Senhor'" (Homilia 1 da Assunção de Maria 1,1).
Concílio Ecumênico de Nicéia II
"Maria é representada como trono de Deus, que carrega o Senhor e o entrega aos homens, como caminho que leva a Cristo, mostrando-O, como suplicante, em atitude de intercessão e sinal da presença divina no caminho dos fiéis até o dia do Senhor, como protetora que estende seu manto sobre os povos ou como Virgem misericordiosa de ternura. A Virgem é habitualmente representada com seu filho, o Menino Jesus, que carrega nos braços: é a relação com o filho que glorifica a Mãe. Às vezes ela O abraça com ternura; outras vezes, hierática, parece absorta na contemplação daquele que é o Senhor da história (Ap 5,9-14)".
* * *
c) Possibilidade do uso das imagens sagradas
“Pôs no Santuário dois querubins feitos de madeira de oliveira, de dez côvados de altura” (1Reis 6,23).
No entanto, [ainda que proibido pelo primeiro mandamento,] desde o Antigo Testamento Deus ordenou ou permitiu a instituição de imagens que conduziriam simbolicamente à salvação através do Verbo encarnado, como são a serpente de bronze (Num. 21,4-9), a arca da Aliança e os querubins (Ex. 25,10-22; 1Rs 6,23-28; 7,23-26). Foi fundamentando-se no mistério do Verbo encarnado que o Sétimo Concílio Ecumênico, em Nicéia, em 787, justificou contra os iconoclastas, o culto dos ícones: os de Cristo, mas também os da Mãe de Deus, dos anjos e de todos os santos. Ao se encarnar, o Filho de Deus inaugurou uma nova “economia” de imagens (CIC 2130, 2131).
Orígenes de Alexandria
"Assim sendo, portanto, cada justo que imita o melhor que possa o Salvador, ergue uma estátua à imagem do Criador. Realiza isto contemplando a Deus com um coração puro, tornando-se uma réplica de Deus (...) Deste modo, o Espírito de Cristo habita, se assim posso dizer, em suas imagens". - 76 -
A FÉ CRISTÃ
Basílio Magno de Cesaréia
"A honra prestada a uma imagem venera nela a pessoa que nela está representada" (Spir. 18,45).
Gregório de Nissa
"O desenho mudo sabe falar sobre as paredes das igrejas e ajuda grandemente" (Penegírico de São Teodoro).
Teodoreto de Ciro
"Os pintores, ao representar na tela ou na parede as histórias passadas, não apenas alegram os olhos de quem as contemplam, mas também conservam vivas por muito tempo as memórias dos eventos que já se foram" (História Eclesiástica 1,1).
Papa Gregório I Magno de Roma
"Tu não devias quebrar o que foi colocado nas igrejas, não para ser adorado, mas simplesmente para ser venerado. Uma coisa é adorar uma imagem, outra coisa é aprender, mediante essa imagem, a quem se dirigem as tuas preces. O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, a imagem o é para os ignorantes: mediante essas imagens, aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro daqueles que não sabem ler" (Epístola a Sereno 9,13).
"Ao contemplar [as imagens], possam [os analfabetos] ler, pelo menos nas paredes, aquilo que não são capazes de ler nos Livros" (Epístola a Sereno).
João Damasceno
"Como fazer a imagem do Invisível? Na medida em que Deus é invisível, não o represento por imagens, mas desde que viste o Incorpóreo feito homem, fazes a imagem da forma humana, já que o Invisível se tornou visível na carne e, assim, pintas a semelhança do Invisível (...) Antigamente Deus, que não tem corpo nem face, não poderia ser absolutamente representado através de uma imagem. Mas agora que Ele se fez ver na carne e que Ele viveu entre os homens, tornou-se possível para mim fazer uma imagem do Deus que vi. Não adoro a matéria, mas o Criador da matéria (...) Estaríamos realmente no erro se fizéssemos uma imagem do Deus invisível, que não tem traços nem linhas sensíveis (...) Mas depois que Deus, em sua bondade inefável, se encarnou e foi visto em carne na terra (...), depois que Ele viveu com os homens, tendo assumido a
- 77 -
Carlos Martins Nabeto
natureza, a densidade, a figura, a cor da carne, nós não nos enganamos ao fazer a sua imagem (...) Represento Deus, o Invisível, não na medida em que é invisível, mas na medida em que se tornou visível em nosso favor, participando da carne e do sangue" (Das Imagens 1,6.8.16).
"O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os analfabetos" (Das imagens 1,17).
"A beleza e a cor das imagens estimulam a minha oração. É uma festa para os meus olhos, tanto quanto o espetáculo dos campos estimula o meu coração para dar glória a Deus".
Concílio Ecumênico de Nicéia II
"Para proferir sucintamente a nossa profissão de fé, conservamos todas as tradições da Igreja, escritas ou não escritas, que nos têm sido transmitidas sem alteração. Uma delas é a representação pictória das imagens, que concorda com a pregação da história evangélica, crendo que, de verdade e não de aparência, o Verbo de Deus se fez homem, o que é também útil e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente têm, sem dúvida, um significado recíproco".
"Na trilha da doutrina divinamente inspirada dos nossos santos padres e da tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos, com todo rigor e cuidado, que, à semelhança da representação da cruz preciosa e vivificante, assim como as veneráveis e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e nas mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas a imagem do Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, a da imaculada Senhora nossa e Santa Mãe de Deus, dos santos anjos e de todos os santos justos".
"Quem venera uma imagem, venera nela a pessoa que está pintada".
"Quanto mais os fiéis contemplarem essas representações, mais serão levados a se recordar dos modelos originais e importantes da fé".
"Aquele que se prostra diante do ícone, prostra-se diante da pessoa (a hipóstase) daquele que na figuração é
- 78 -
A FÉ CRISTÃ
representado".
Teodoro Studita
"Aquilo que por um lado é manifestado pela tinta e pelo papel, por outro, no ícone, é manifestado pelas várias cores e pelos outros materiais" (Antirrheticus 1,10).
Papa Adriano I de Roma
"Aquele falso sínodo que se reuniu sem a Sé Apostólica (...), indo contra a Tradição dos Padres mais venerados, para condenar as sagradas imagens, seja anatematizado na presença de nossos apocrisiários (...) e cumpra-se a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo: 'As portas do inferno não prevalecerão contra ela', e também: 'Tu és Pedro...'. A Sé de Pedro brilhou com primazia sobre toda a terra e ela é a cabeça de todas as Igrejas de Deus" (Epístola ao Patriarca Tarásio).
"Graças a um rosto visível, o nosso espírito será transportado, por um atrativo espiritual, até à majestade invisível da Divindade, através da contemplação da imagem em que está representada a carne, que o Filho de Deus se dignou assumir para a nossa salvação. E, sendo assim, nós adoramos e conjuntamente louvamos, glorificando-O em espírito, este mesmo Redentor, porque, como está escrito: 'Deus é Espírito' e é por isso que nós adoramos espiritualmente a sua Divindade" (Carta aos Imperadores).
* * *
d) O simbolismo das velas
“Sobre o candelabro de ouro puro conservará em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente” (Lev. 24,4).
Uma celebração sacramental é tecida de sinais e de símbolos. Segundo a pedagogia divina da salvação, o significado dos sinais e símbolos deita raízes na obra da criação e na cultura humana, adquire precisão nos eventos da Antiga Aliança e se revela plenamente na pessoa e na obra de Cristo (CIC 1145).
Hipólito de Roma
"Com a presença do bispo, ao cair da noite, o diácono trará a lucerna e aquele, de pé, no meio de todos os fiéis presentes, dará graças (...): 'Graças te damos, Senhor, pelo
- 79 -
Carlos Martins Nabeto
teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual nos iluminaste, revelando-nos a luz incorruptível. Atingindo, portanto, o fim do dia e chegando ao início da noite, tendo-nos beneficiado da luz do dia, que criaste para a nossa sociedade, e não carecendo agora da luz da tarde, pela tua graça, te louvamos e te glorificamos, pelo teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual a ti seja a glória e o poder e a honra com o Espírito Santo, agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém'" (Tradição Apostólica 64).
- 80 -
A FÉ CRISTÃ
ANEXO - Relação de Padres e Escritores do Período Patrístico
Padre/Escritor Falecimento
Abércio de Hierápolis . . . . 215
Adriano I de Roma (papa). . . . 795
Afrate da Pérsia . . . . . ~375
Agostinho de Hipona . . . . 430
Alexandre de Alexandria . . . 325
Ambrósio de Milão . . . . 397
Anastácio I de Roma (papa) . . 402
Anastácio II de Roma (papa) . . 498
Anastácio do Sinai. . . . . ~700
André de Creta . . . . . ~750
Aristides de Atenas . . . . 130
Atanásio de Alexandria . . . 373
Atenágoras de Atenas . . . 181
Basílio de Ancira . . . . 364
Basílio de Selêucia . . . . 469
Basílio Magno de Cesaréia . . . 379
Beda Venerável . . . . . 735
Bento de Núrsia . . . . . 547
Bonifácio I de Roma (papa) . . 422
Caio (ou Gaio) . . . . . 217
Calisto I de Roma (papa). . . . 222
Capreólogo . . . . . ~440
Cassiodoro . . . . . ~575
Celestino I de Roma (papa) . . 432
Cesário de Arles . . . . . 543
Cipriano de Cartago . . . . 258
Cirilo de Alexandria . . . . 444
Cirilo de Jerusalém . . . . 386
Clemente I de Roma (papa) . . 101
Clemente de Alexandria . . . 215
Columbano . . . . . 615
Cornélio I de Roma (papa) . . . 253
Cromácio de Aquiléia . . . . 407
Dâmaso I de Roma (papa) . . . 384
Dionísio de Alexandria . . . 265
Dionísio de Corinto . . . . 166
Dionísio I de Roma (papa) . . . 268
Efrém da Síria . . . . . 373
Egéria . . . . . . ~420
- 81 -
Carlos Martins Nabeto
Enéias de Gaza . . . . . 518
Epifânio de Salamina . . . . 403
Estevão I de Roma (papa) . . . 257
Eudóxio de Constantinopla . . . 369
Eusébio de Alexandria . . . ~450
Eusébio de Cesaréia . . . . 340
Eustáquio de Antioquia . . . ~350
Eutíquio . . . . . . ~582
Filoxeno da Síria . . . . 523
Firmiliano da Capadócia . . . 268
Frutuoso Mártir . . . . . 259
Fulgêncio de Ruspe . . . . 533
Gelásio I de Roma (papa) . . . 496
Germano de Constantinopla . . ~730
Gregório de Nanzianzo . . . 379
Gregório de Nicéia . . . . ~séc. V
Gregório de Nissa . . . . 394
Gregório I Magno de Roma (papa) . 604
Gregório II de Roma (papa) . . 731
Gregório III de Roma (papa) . . 741
Hegésipo . . . . . . 117
Hermas de Roma . . . . 140
Hilário de Poitiers . . . . 367
Hipólito de Roma . . . . 235
Hormisdas de Roma (papa) . . 523
Ildelfonso de Toledo . . . . 667
Inácio de Antioquia . . . . 107
Inocêncio I de Roma (papa) . . 417
Ireneu de Lião . . . . . 202
Isidoro de Pelúsio . . . 435
Isidoro de Sevilha. . . . . 636
Jerônimo . . . . . . 420
João Cassiano . . . . . 435
João Crisóstomo . . . . 403
João Damasceno . . . . 749
João de Antioquia . . . . ~420
João II de Roma (papa) . . . 535
João IV de Roma (papa) . . . 642
João Mosco . . . . . 619
Júlio I de Roma (papa) . . . 352
Justino Mártir . . . . . 165
Lactâncio . . . . . . 317
Leão I Magno de Roma . . . 461
Libério I de Roma . . . . 366
- 82 -
A FÉ CRISTÃ
Marcelo de Ancira . . . . ~340
Martinho de Braga . . . . 579
Martinho de Tours . . . . 397
Máximo Confessor . . . . 662
Máximo de Turim . . . . 466
Melitão de Sardes . . . . ~170
Metódio de Olimpo . . . . 311
Minúcio Félix . . . . . ~200
Nestório . . . . . . 451
Nicetas de Remesiana . . . ~420
Nilo Magno de Ancira . . . . 430
Optato de Milevi . . . . ~400
Orígenes de Alexandria. . . . 253
Ósio de Córdoba . . . . ~400
Pacômio . . . . . . 346
Panciano . . . . . . 392
Papias de Hierápolis . . . . 130
Paulino de Nola . . . . . 431
Pedro Crisólogo . . . . . 450
Pedro de Alexandria . . . . 311
Pelágio I de Roma (papa) . . . 561
Pelágio II de Roma (papa) . . . 590
Policarpo de Esmirna . . . . 156
Prudêncio de Espanha. . . . 405
Rufino de Aquiléia . . . . 410
Serapião de Thmuis . . . . 362
Severiano de Gábala . . . . 431
Silvestre I de Roma (papa) . . 335
Simeão de Tessalônica . . . ~séc. V
Simplício de Roma (papa) . . . 483
Sirício de Roma (papa) . . . 399
Sisto III de Roma (papa) . . . 440
Sócrates de Constantinopla . . 440
Sozómeno . . . . . . ~450
Sulpício Severo . . . . . 420
Teodoreto de Ciro . . . . 460
Teodoro Studita . . . . . séc. VIII
Teófilo de Antioquia . . . . 182
Teotecnos de Lívias . . . . ~600
Tertuliano de Cartago . . . 220
Vicente de Lérins . . . . 450
Vigílio de Roma (papa) . . . 555
Zacarias de Roma (papa) . . . 752
Zeferino de Roma (papa) . . . 217
- 83 -
Carlos Martins Nabeto
Zenão de Verona . . . . 371
Escritos Anônimos Ano de Composição
Atas dos Mártires . . . . ~165
Constituições Apostólicas . . . ~400
Constituições Egípcias . . . ~450
Didaqué . . . . . . ~90
Decreto Gelasiano . . . . 495
Epístola a Diogneto . . . . ~200
Epístola de Barnabé . . . . ~74
Lecionário Jerusalemitano . . . ~450
Mártires de Lião . . . . . ~175
Pseudo-Agostinho . . . . ~séc. VI
Pseudo-Clemente . . . . ~séc. IV
Pseudo-Dionísio . . . . . ~séc. IV
Pseudo-Hipólito . . . . . ~séc. V
Pseudo-Justino . . . . . ~séc. III
Pseudo-Melitão . . . . . ~séc. III
Sacramentário de Bobbio . . . ~650
Sacramentário Gregoriano . . . ~750
Concílios Ecumênicos Ano de Realização
Concílio Ecumênico de Calcedônia . 451
Concílio Ecumênico de Constantinopla I 381
Concílio Ecumênico de Constantinopla II 553
Concílio Ecumênico de Constantinopla III 681
Concílio Ecumênico de Éfeso . . 431
Concílio Ecumênico de Nicéia I . . 325
Concílio Ecumênico de Nicéia II . . 787
Concílios Regionais Ano de Realização
Concílio da União Oriental/Ocidental . 433
Concílio Regional de Antioquia . . 324
Concílio Regional de Arles I . . 314
Concílio Regional de Arles II . . ~475
Concílio Regional de Braga . . . 561
Concílio Regional de Cartago III . . 397
Concílio Regional de Cartago IV . . 418
Concílio Regional de Elvira . . . 306
Concílio Regional de Frankfurt . . 794
Concílio Regional de Friul . . . 796
Concílio Regional de Hipona . . 393
Concílio Regional de Laodicéia . . 367
Concílio Regional de Latrão . . 649
- 84 -
A FÉ CRISTÃ
Concílio Regional de Milevi . . . 416
Concílio Regional de Orange II . . 529
Concílio Regional de Palmari . . 501
Concílio Regional de Pávia . . . 850
Concílio Regional de Quiersy . . 853
Concílio Regional de Roma I . . 382
Concílio Regional de Roma II . . 680
Concílio Regional de Sárdica . . 343
Concílio Regional de Toledo IV . . 633
Concílio Regional de Toledo VI . . 638
Concílio Regional de Toledo XI . . 675
Concílio Regional de Toledo XV . . 688
Concílio Regional de Toledo XVI . . 693
Sínodo de Ambrósio . . . . 389
Sínodo Permanente de Constantinopla ~545
Escritos Apócrifos/Não-Cristãos Ano de Composição
Apócrifo Odes de Salomão . . . séc. II d.C.
Apócrifo Vida de Adão e Eva . . séc. II d.C.
Atos Apócrifos de João . . . séc. III d.C.
Evangelho Apócrifo de Pedro . . séc. II d.C.
Protoevangelho Apócrifo de Tiago . séc. I d.C.
Talmud Babilônico . . . . séc. V d.C.
- 85 -
Carlos Martins Nabeto
Índice onomástico
Abércio de Hierápolis, 81
Afrate da Pérsia, 81
Agostinho de Hipona, 22, 25, 26, 29, 31, 32, 34, 48, 49, 51, 52, 54, 60, 61, 63, 66, 73, 75, 81
Alexandre de Alexandria, 41, 81
Ambrósio de Milão, 26, 29, 33, 36, 42, 48, 50, 65, 71, 81
Anastácio do Sinai, 81
André de Creta, 27, 81
Anônimo, 41, 45
Aristides de Atenas, 81
Atanásio de Alexandria, 41, 51, 65, 69, 81
Atas dos Mártires, 59, 84
Atenágoras de Atenas, 64, 81
Atos Apócrifos de João, 85
Basílio de Ancira, 81
Basílio de Selêucia, 81
Basílio Magno de Cesaréia, 65, 69, 71, 77, 81
Beda Venerável, 75, 81
Caio, 81
Cassiodoro, 81
Cesário de Arles, 81
Cipriano de Cartago, 58, 59, 60, 81
Cirilo de Alexandria, 34, 42, 67, 70, 81
Cirilo de Jerusalém, 26, 61, 66, 70, 81
Clemente de Alexandria, 47, 64, 81
Columbano, 81
Concílio da União entre Orientais e Ocidentais, 42
Concílio Ecumênico de Calcedônia, 44, 84
Concílio Ecumênico de Constantinopla, 35, 46, 84
Concílio Ecumênico de Éfeso, 84
Concílio Ecumênico de Nicéia, 28, 47, 76, 78, 84
Concílio Regional de Antioquia, 84
Concílio Regional de Arles, 84
Concílio Regional de Cartago, 84
Concílio Regional de Elvira, 84
Concílio Regional de Friul, 84
Concílio Regional de Hipona, 84
Concílio Regional de Laodicéia, 84
Concílio Regional de Latrão, 27, 28, 33, 84
Concílio Regional de Orange, 85
Concílio Regional de Palmari, 85
Concílio Regional de Pávia, 85
Concílio Regional de Quiersy, 85
Concílio Regional de Roma, 85
Concílio Regional de Sárdica, 85
Concílio Regional de Toledo, 85
Constituições Apostólicas, 84
Constituições Egípcias, 84
Cromácio de Aquiléia, 81
- 86 -
A FÉ CRISTÃ
Decreto Gelasiano, 84
Didaqué, 84
Dionísio de Corinto, 81
Efrém da Síria, 24, 26, 32, 33, 36, 48, 81
Egéria, 81
Enéias de Gaza, 82
Epifânio de Salamina, 24, 33, 37, 74, 82
Epístola a Diogneto, 84
Epístola de Barnabé, 84
Eusébio de Alexandria, 82
Eusébio de Cesaréia, 69, 82
Eustáquio de Antioquia, 82
Eutíquio, 82
Evangelho Apócrifo de Pedro, 85
Filoxeno da Síria, 82
Firmiliano da Capadócia, 82
Frutuoso Mártir, 60, 82
Fulgêncio de Ruspe, 82
Germano de Constantinopla, 38, 75, 82
Gregório de Nanzianzo, 70, 82
Gregório de Nicéia, 82
Gregório de Nissa, 50, 63, 77, 82
Gregório Taumaturgo, 63, 71
Hegésipo, 82
Hermas de Roma, 82
Hilário de Poitiers, 20, 61, 82
Hipólito de Roma, 26, 79, 82
Ildelfonso de Toledo, 35, 82
Inácio de Antioquia, 28, 30, 56, 60, 82
Inscrições e grafitos, 62
Ireneu de Lião, 23, 29, 49, 64, 82
Isidoro de Pelúsio, 82
Isidoro de Sevilha, 82
Jerônimo, 61, 66, 71, 82
João Cassiano, 62, 82
João Crisóstomo, 26, 34, 42, 50, 67, 70, 82
João Damasceno, 27, 36, 38, 46, 67, 70, 74, 75, 77, 82
João de Antioquia, 42, 82
João Mosco, 82
Justino Mártir, 23, 28, 57, 59, 64, 82
Lactâncio, 59, 82
Lecionário Jerusalemitano, 45, 84
Martinho de Tours, 51, 83
Mártires de Lião, 84
Máximo Confessor, 83
Máximo de Turim, 83
Melitão de Sardes, 74, 83
Metódio de Olimpo, 83
Minúcio Félix, 83
Nestório, 42, 83
Nicetas de Remesiana, 83
Nilo Magno, 83
Optato de Milevi, 83
Orígenes de Alexandria, 26, 31, 58, 60, 65, 69, 71, 73, 74, 76, 83
Ósio de Córdoba, 58, 83
Panciano, 83
Papa Adriano I de Roma, 79
Papa Clemente I de Roma, 55
Papa Gregório I Magno de Roma, 31, 67, 69, 73, 77
Papa Leão I Magno de Roma, 32
Papias de Hierápolis, 83
Pedro Crisólogo, 83
Pedro de Alexandria, 83
Policarpo de Esmirna, 57, 72, 83
Protoevangelho Apócrifo de Tiago, 30, 85
Pseudo-Agostinho, 84
Pseudo-Clemente, 84
Pseudo-Dionísio, 84
Pseudo-Hipólito, 84
Pseudo-Justino, 84
Pseudo-Melitão, 37, 84
- 87 -
Carlos Martins Nabeto
Rufino de Aquiléia, 83
Sacramentário de Bóbbio, 38
Sacramentário Gregoriano, 41, 84
Serapião de Thmuis, 83
Severiano de Gábala, 83
Simeão de Tessalônica, 83
Sínodo de Ambrósio, 85
Sínodo Permanente de Constantinopla, 85
Sócrates de Constantinopla, 83
Sulpício Severo, 83
Talmud Babilônico, 85
Teodoreto de Ciro, 77, 83
Teodoro Studita, 79, 83
Teófilo de Antioquia, 83
Teotecnos de Lívias, 27, 83
Tertuliano de Cartago, 58, 59, 83
Timóteo de Jerusalém, 37
Vicente de Lérins, 44, 83
Zenão de Verona, 84
- 88 -
A FÉ CRISTÃ
Bibliografia e Sites Consultados
Livros (fontes de citações)
1. ADAM, Adolf. "O Ano Litúrgico". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1982. Trad. Mateus Ramalho Rocha.
2. AGOSTINHO, Santo. "A Verdadeira Religião". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1987. Trad. Nair de Assis Oliveira.
3. __________. "O Cuidado Devido aos Mortos". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1990. Trad. Nair de Assis Oliveira.
4. ALFARO, Juan Ignacio. "O Apocalipse em Perguntas e Respostas". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1996. Trad. Maria Stela Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral.
5. AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. "A Minha Igreja". Lorena: Cléofas, 2ª ed., 1999.
6. __________. "Escola da Fé I: Sagrada Tradição". Lorena: Cléofas, 1ª ed., 2000.
7. ARAÚJO, Francisco Almeida. "Em Defesa da Fé". Anápolis: CMIC. 3ª ed., 1993.
8. ASIAÍN, Justo. "Maria Hoje?". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1979. Trad. Francisco da Rocha Guimarães.
9. BATTISTINI, Frei. "A Igreja do Deus Vivo". Petrópolis: Vozes, 18ª ed., 1992.
10. BETTENCOURT, Estêvão Tavares. "Católicos Perguntam". São Paulo: Mensageiro de Santo Antonio, 1ª ed., 1997.
11. __________. “Curso de Eclesiologia”. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, s/ano.
12. __________. “Curso de História da Igreja”. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, s/ano.
13. __________. "Curso de Iniciação Teológica". Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, s/ano.
14. __________. "Curso de Mariologia". Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, s/ano.
15. __________. "Diálogo Ecumênico: Temas Controvertidos". Rio de Janeiro: Lumen Christi, 3ª ed. 1989.
16. __________. "Quinze Questões de Fé". Aparecida: Santuário, 6ª ed., 1989.
17. BETTI, Artur. "O que o Povo Pergunta?". Petrópolis: Vozes, 3ª ed. 1994.
18. BOROBIO, Dionisio (org.). "A Celebração na Igreja 1:
- 89 -
Carlos Martins Nabeto
Liturgia e Sacramentologia Fundamental". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1990. Trad. Adail U. Sobral.
19. __________. "A Celebração na Igreja 2: Sacramentos". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1993. Trad. Luiz João Gaio.
20. __________. "A Celebração na Igreja 3: Ritmos e Tempos da Celebração". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2000. Trad. João Rezende Costa.
21. BOURGERIE, Denis. "Vinte Razões Porque Eu sou Católico". Campinas: Logos, 5ª ed., 1998.
22. CARVAJAL, Luis González. "Nossa Fé: Teologia para Universitários". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1992. Trad. José A. Ceschin.
23. CHAPPIN, Marcel. "Introdução à História da Igreja". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Píer Luigi Cabra.
24. COMBY, Jean. "Para Ler a História da Igreja: das Origens ao Século XV". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1993. Trad. Maria Stela Gonçalves.
25. COSTA BRITO, Ênio José da; TENÓRIO, Waldecy (orgs.). "Milenarismos e Messianismos Ontem e Hoje". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2001.
26. COUTINHO, Joaquim Ximenes. "Profissão de Fé Católica". Santos: s/edit., 1ª ed., 1996.
27. CUNHA, Egionor. "A Cruz e as Cruzes". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
28. __________. "A Santíssima Trindade". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
29. __________. "A Senhora Contestada". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
30. __________. "Bíblia, Sangue e Medicina". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
31. __________. "Imagens e Santos". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
32. DELUMEAU, Jean. "As Razões de Minha Fé". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1991. Trad. Eunice Gruman.
33. DENZINGER, Enrique. "El Magisterio de la Iglesia". Barcelona: Herder, 3ª ed., 1963.
34. DOMERGUE, Benoit. "Notas sobre Reecarnação". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1997. Trad. Yvone Maria de Campos Teixeira da Silva.
35. DREYFUS, François. "Jesus Sabia que era Deus?". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1997. Trad. José Nogueira Machado.
36. DUPUIS, Jacques. "Introdução à Cristologia". São
- 90 -
A FÉ CRISTÃ
Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Aldo Vannucchi.
37. ESCRIVÁ, Josemaria. "Para que Todos se Salvem". São Paulo: Quadrante, 1ª ed., s/ano.
38. FIORENZA, Francis S.; GALVIN, John P. (org.). "Teologia Sistemática: Perspectivas Católico-Romanas" (2 volumes). São Paulo: Paulus, 1ª ed., 1997. Trad. Paulo Siepierski.
39. FISICHELLA, Rino. "Introdução à Teologia Fundamental". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2000. Trad. João Paixão Netto.
40. FORTE, Bruno. "Introdução à Fé". São Paulo: Paulus, 1ª ed., 1994. Trad. Artur Diniz Neto.
41. __________. "Introdução aos Sacramentos". São Paulo: Paulus, 1ª ed., 1996. Trad. Georges I. Maissiat.
42. FRANGIOTTI, Roque. "História da Teologia: Período Patrístico". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1992.
43. __________. "História das Heresias - Séculos I - VII". São Paulo: Paulus, 1ª ed., 1995.
44. FUITEM, Diogo Luís. "A Fé Católica em Perguntas e Respostas". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2000.
45. GAMBARINI, Luiz Alberto. "Perguntas e Respostas sobre a Fé" (2 volumes). Campo Limpo: Vida Nova/Ágape, 5ª ed., 1990.
46. GARCÍA PAREDES, José C.R.. "A Verdadeira História de Maria". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1988. Trad. Suely Mendes Brazão.
47. GILBERT, Paul. "Introdução à Teologia Medieval". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Dion Davi Macedo.
48. GOEDERT, Valter Maurício. "Culto Eucarístico Fora da Missa". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1987.
49. __________. "Teologia do Batismo". São Paulo: Paulinas, 2ª ed., 1988.
50. GOMES, Cirilo Folch. "Riquezas da Mensagem Cristã". Rio de Janeiro: Lumen Christi, 2ª ed., 1989.
51. HAMMAN, A. "Os Padres da Igreja". São Paulo: Paulinas, 3ª ed., 1980. Trad. Isabel Fontes Leal Ferreira.
52. JOÃO PAULO II. "A Virgem Maria: 58 Catequeses do Papa sobre Nossa Senhora". Lorena: Cléofas, 1ª ed., 2000.
53. __________. "Carta Apostólica Duodecim Saeculum". Petrópolis: Vozes, 1ª ed., 1988.
54. JORNET, Charles. "O Matrimônio Indissolúvel". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1996. Trad. José Joaquim Sobral.
55. KEHL, Medard. "A Igreja: uma Eclesiologia Católica". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1997. Trad. João Rezende
- 91 -
Carlos Martins Nabeto
Costa.
56. KLOPPENBURG, Boaventura. "A Minha Igreja". Petrópolis: Vozes, 1ª ed. 2000.
57. KNAUER, Peter. "Para Compreender nossa Fé". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1989. Trad. Attilio Cancian.
58. LACARRIÈRE, Jacques. "Padres do Deserto: Homens Embriagados de Deus". São Paulo: Loyola. 1ª ed., 1996. Trad. Marcos Bagno.
59. LE MOUËL, Gilbert. "Astrologia e Fé Cristã". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1994. Trad. Marcos Marcionilo.
60. LIÉBAERT, Jacques. "Os Padres da Igreja: Séculos I-IV". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2000. Trad. Nadyr de Salles Penteado.
61. LIMA, Maurílio César de. “Introdução à História do Direito Canônico”. São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999.
62. MANZANARES, Cesar Vidal. "As Seitas Perante a Bíblia". Lisboa: São Paulo. 1ª ed., 1994. Tad. Armando Baptista Silva.
63. MELO, Fernando dos Reis de. "Religião & Religiões: Perguntas que Muita Gente Faz". Aparecida: Santuário, 1ª ed., 1997.
64. MONDONI, Danilo. "História da Igreja na Antigüidade". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2001.
65. MORALDI, Luigi. "O Início da Era Cristã: uma Riqueza Perdida". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 2001. Trad. João Rezende Costa.
66. MOURA, Jaime Francisco de. "As Diferenças entre Igreja Católica e Igrejas Evangélicas". São José dos Campos: Com Deus, 1ª ed., 2000.
67. O'DONNELL, John. "Introdução à Teologia Dogmática". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Roberto Leal Ferreira.
68. PADOVESE, Luigi. "Introdução à Teologia Patrística". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Orlando Soares Moreira.
69. PEREIRA, Ernesto do Nascimento. "A Formação Cristã de Adultos". Petrópolis: Vozes, 1ª ed., 1994.
70. PIÉ-NINOT, Salvador. "Introdução à Eclesiologia". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1998. Trad. João Paixão Netto.
71. RIBOLLA, José. "Coisas da Fé". Aparecida: Santuário, 4ª ed., 1995.
72. ROCCHETTA, Carlo. "Os Sacramentos da Fé". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1991. Trad. Álvaro A. Cunha.
73. ROSATO, Philip J.. "Introdução à Teologia dos
- 92 -
A FÉ CRISTÃ
Sacramentos". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Orlando Soares Moreira.
74. ROSSI, Marcelo Mendonça. "Eu sou feliz por ser católico". São Paulo: Maxi, 1ª ed., 2000.
75. RYAN, Vincent. "O Domingo: HIstória, Espiritualidade, Celebração". São Paulo: Paulus, 1ª ed., 1997. Trad. Thereza Christina F. Stummer.
76. SALOTO, Luiz Rômulo Fernandes. "Religião Também se Aprende" (vol. 4). Aparecida: Santuário, 1ª ed., 2000.
77. SCHEPER, Wenceslau. "Purgatório: Sim ou Não?". São Paulo: Ave Maria, 1ª ed., 1993.
78. SIMÕES, Adelino F.. "Os Cristãos Perguntam". Campinas: Raboni, 1ª ed., 1996.
79. TONUCCI, Paulo Maria. "História do Cristianismo Primitivo". Petrópolis: Vozes, 1ª ed., 1987.
80. TURCHENSKI JR., Nicolau. "A Caminho do Pai: o Purgatório". Curitiba: s/edit., 1ª ed., 1985.
81. VV.AA.. "Catecismo da Igreja Católica". Petrópolis: Vozes etal, 3ª ed., 1993.
82. __________. "Manual do Católico de Hoje". Aparecida: Santuário, 19ª ed., 1990.
83. __________. "O Caminho: Síntese da Doutrina Cristã para Adultos". Salvador: Nossa Senhora de Loreto, 2ª ed., 1981.
84. __________. "Os Sacramentais e as Bênçãos". São Paulo: Paulinas, 1ª ed., 1993. Trad. I. F. L. Ferreira
85. WICKS, Jared. "Introdução ao Método Teológico". São Paulo: Loyola, 1ª ed., 1999. Trad. Nadyr de Salles Penteado.
Sites Consultados
1. AGNUS DEI (http://www.agnusdei.cjb.net)
2. CATHOLIC ANSWERS (http://www.catholic.com)
3. CENTRAL DE OBRAS DO CRISTIANISMO PRIMITIVO (http://cocp.veritatis.com.br)
4. CORUNUM CATHOLIC APOLOGETICS (http://www.cin.org/users/jgallegos/contents.htm)
5. ICTIS (http://www.ictis.cjb.net)
6. NEW ADVENT (http://www.newadvent.org)
7. SOU CATÓLICO, SOU IGREJA (http://www.na.com.br/users/toni/)
8. VERITATIS SPLENDOR (http://www.veritatis.com.br)
- 93 -
Carlos Martins Nabeto
Para Saber Mais...
1. ALTANER, Berthold; STUIBER, Alfred. Patrologia: Vida, Obras e Doutrina dos Padres da Igreja. São Paulo: Paulinas.
2. AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Escola da Fé I: Sagrada Tradição. Lorena:Cléofas
3. GOMES, Cirilo Folch. Antologia dos Santos Padres. São Paulo:Paulinas.
4. HAMMAN, A.. Os Padres da Igreja. São Paulo:Paulinas.
5. LACARRIÈRE, Jacques. Padres do Deserto: Homens Embriagados de Deus. São Paulo: Loyola.
6. LIÉBAERT, Jacques. Os Padres da Igreja: Séculos I-IV. São Paulo: Loyola.
7. MANZANARES, Cesar Vidal. Dicionário de Patrística. Aparecida:Santuário.
8. MORESCHINI, Cláudio; NORELLI, Enrico. História da Literatura Cristã Antiga Grega e Latina. 3 volumes. São Paulo: Loyola.
9. PADOVESE, Luigi. Introdução à Teologia Patrística. São Paulo:Loyola.
10. TRESE, LEO J.. A Fé Explicada. São Paulo: Quadrante.
11. VV.AA.. Catecismo da Igreja Católica. Petrópolis:Vozes etal.
Para ulteriores pesquisas, sobre este ou outros temas
relacionados ao Catolicismo, acesse a ferramenta de busca existente no topo da página do site Veritatis Splendor – Memória e Ortodoxia Cristã
http://www.veritatis.com.br
Para ler obras patrísticas na íntegra, acesse
COCP – Central de Obras do Cristianismo Primitivo
http://cocp.veritatis.com.br - 94 -
A FÉ CRISTÃ
- 95 -
Carlos Martins Nabeto - 96 -
“Com efeito, a Virgem Maria éreconhecida e honrada como averdadeira Mãe de Deus e doRedentor. Ela é tambémverdadeiramente Mãe dos membrosde Cristo porque cooperou pelacaridade para que na Igrejanascessem os fiéis que são osmembros desta Cabeça” (Agostinhode Hipona).
“Aos que fizeram tudo o que tiveramao seu alcance para permanecer fiéis,não lhes faltará nem a guarda dosanjos, nem a proteção dos santos”(Hilário de Poitiers).
Você quer conhecer melhor o Catolicismo?Quer estar por dentro da Doutrina Oficial da Santa Igreja?
Visite na Internet: http://www.veritatis.com.br
Um Apostolado fiel ao Magistério da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Um comentário:

  1. Excelente seu blog !!!

    Sugiro colocar imagens nas reportagem.

    Me coloquei como seguidor em seu blog, pois acho que nosso trabalho contra os inimigos da fé deve estar em unidade.

    Gostaria também de ter a honra de tê-lo como seguidor em meu blog

    Shalom !!!

    ResponderExcluir