Católicos e a Bíblia 


A Bíblia 
e a
Igreja Católica 







Católicos e a Bíblia 

I. interpretação literal vs Literalista
Exemplo: Gênesis 1:01 - 2:02 vs Gênesis 2:4-22 
A. Interpretação literal ... SIM! 
~ CIC # 116 
~ Interpretação literal das Escrituras leva em conta o significado que o autor pretende transmitir. 
Exemplo: "Está chovendo gatos e cachorros." 
Significado: Está chovendo forte. 

B. interpretação Literalista... NÃO! 
~ Interpretação Literalista leva o sentido exato das palavras sem consideração de significado cultural popular ou o significado que o autor pretende transmitir. 
Exemplo: "Está chovendo gatos e cachorros." 
Significado: Cães e Gatos estão caindo do céu. 


Para mais informações consulte: "A Interpretação da Bíblia na Igreja", Comissão Bíblica Pontifcal, o artigo I, F; 1993 

http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_19930415_interpretazione_po.html


II. As duas histórias da Criação 
Gênesis 1:01 - 02:02 vs Gênesis 2:4-22 

A. O católico, interpretação literal 
~ Nenhuma dessas histórias pretende ser um relato cronológico. 
~ Elas são complementarias ... NÃO contraditórias. 
~ Não sabemos os detalhes exatos, nem o tempo de criação ... não era a intenção do autor humano de escrever um tratado científico. 

B. Católicos e a Teoria da Evolução 
~ Como católicos somos livres para acreditar ou não na teoria da evolução.
Evolução ~ é uma teoria, não um fato científico. 

No começo, Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia ... 
Gênesis 1:1-2 

III. O "mito" de Adão & Eva
A. As nove coisas que a Igreja ensina: 

1. A criação de todas as coisas do nada por Deus no início do tempo (incluindo a criação do tempo). 

2. A criação especial do homem. 

3. A criação da mulher do homem. 

4. Toda a humanidade descende de um par original dos seres humanos - ou seja, Adão e Eva. 

5. Adão e Eva foram criados em um estado original de santidade, justiça e imortalidade. 

6. A ordem divina foi colocada sobre o homem para provar sua obediência a Deus [não comer da árvore ...] 

Deus viu que era tudo muito bom. Então disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. 
- Gênesis 1:25-26 

7. A transgressão do mandamento divino, por instigação de Satanás. 

8. A perda do estado de santidade, a justiça e imortalidade dos nossos primeiros pais [por causa da sua desobediência, Adão e Eva foram expulsos do Paraíso]. 

9. A promessa de um futuro Redentor, um Salvador [Gênesis 3:15, o Proto-evangelho, a primeira "boa notícia"].

B. Humani Generis, o Papa Pio XII, 1950 
~ Adão é o primeiro pai de toda a humanidade (HG # 37) 
~ Gênesis é a história em um "sentido verdadeiro" (HG # 38) 
~ Gênesis 1-11 não é um mito. (HG # 39) 

http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_12081950_humani-generis_po.html

O Senhor Deus formou o homem do barro da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida e assim o homem se tornou um ser vivo. 
-Gênesis 2:7 

C. Referências do catecismo para os nove ensinamentos citados acima 
1. CIC # 296-299 
2. CIC # 355-358 
3. CIC # 371 
4. CIC # 54-55, 359-360, 375, 390-392, 402-405, 407, 416-417, 419 
~ Primeiros pais 
~ O pecado pessoal 
5. CIC # 374-379, 384, 398, 415-416 
6. CIC # 396-397, 399 
7. CIC #  379, 390-392, 394-395, 397-398, 413-415 
8. CIC # 379, 390, 399-400, 410 
9. CIC # 410-411 

Ao cederem ao tentador, Adão e Eva cometem um pecado pessoal, mas este pecado afeta a natureza humana, que vão transmitir em um estado decaído. 
- CIC # 404 

IV. Sentidos da Escritura 
A. Sentido literal (já discutido) 
B. Sentido espiritual (CIC # 115-119) 
1. Sentido Alegórico refere-se, em última instância, a Cristo. 
~ A travessia do o Mar Vermelho, com 1 Coríntios 10:1-2 
~ Abraão  & Isaac, com o sacrifício de Deus Pai de Seu Filho, Cristo. 
2. Sentido moral - como que aplicamos a escritura em nossa caminhada diária com Cristo. 
~ 10 Mandamentos 
3. Sentido analógico - em causa com o nosso destino final. 
~ Não julgueis, para não serdes julgados (Mateus 7:1) 

Podemos ver realidades e acontecimentos na sua significação eterna, conduzindo-nos para a nossa verdadeira pátria: assim, a Igreja na terra é um sinal da Jerusalém celeste. 
- CCC # 117 

V. A inerrância da Escritura 
A. Deus é o autor principal da Escritura. 
~ 105-107 CIC 

B. Providentissimus Deus, o Papa Leão XIII, 1893 
"É absolutamente errado e proibido tanto para estreitar inspiração para algumas partes apenas da Sagrada Escritura ou a admitir que o escritor sagrado errou. Para o sistema daqueles que, a fim de livrar-se dessas dificuldades, não hesite em admitir que a inspiração divina apenas diz respeito em matérias de fé e moral, e nada além ... este sistema não pode ser tolerado." 

"Conclui-se que aqueles que sustentam que um erro é possível em qualquer passagem genuína dos escritos sagrados, quer perverter a noção católica de inspiração ou de fazer de Deus o autor de tal erro." 

"... Todos os Padres e Doutores [da Igreja] concordaram que as Sagradas Escrituras, deixadas pelos [autores sagrados], são livres de todo erro, [e] eles trabalharam intensamente, com não menos habilidade do que reverência, para reconciliar uns com os outros as inúmeras passagens que parecem em desacordo ". 
St. Agostinho escreve a São Jerônimo: "Da minha parte, confesso ... que é só para os livros das Escrituras que agora são chamados canônicos que eu aprendi a pagar tal honra e reverência a ponto de acreditar mais firmemente que nenhum dos seus escritores tem caído em qualquer erro. E se nesses livros eu encontrar algo que parece contrário à verdade, eu não hesitarei em concluir que o texto está com defeito ou que o tradutor não manifestou o significado da passagem, ou que eu mesmo não entendi. " 

V. A inerrância da Escritura, cont. 
C. Divino afflante Spiritu, o Papa Pio XII, 1943 
"... Não só porque [os livros do cânon] contêm revelação sem erro, mas porque, tendo sido escrito sob a inspiração do Espírito Santo, têm Deus por autor ... Quando, posteriormente, alguns escritores católicos , apesar dessa definição solene da doutrina católica, pela qual a autoridade divina é reivindicada para os 'livros inteiros com todas as suas partes ", como para assegurar a liberdade de qualquer erro que seja, [quando estes escritores católicos] se aventuraram em restringir a verdade da Sagrada Escritura unicamente às questões de fé e moral ... Leão XIII ... com justiça e com razão, condenou esses erros. "- DAS # 1 

"Finalmente, é absolutamente errado e proibido", quer estreitar inspiração para certas passagens da Sagrada Escritura, ou admitir que o escritor sagrado errou '... "- DAS # 3 

Como o Verbo substancial de Deus se fez semelhante aos homens em tudo "exceto o pecado",assim também a palavra de Deus expressa em línguas humanas assemelhou-se em tudo à linguagem humana, exceto o erro.  - DAS # 20 

http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_30091943_divino-afflante-spiritu_po.html


D. Humani Generis, o Papa Pio XII, 1950 

"alguns há que propõem ou insinuam nos ânimos muitas opiniões que diminuem a autoridade divina da Sagrada Escritura. Pois atrevem-se a adulterar o sentido das palavras com que o concílio Vaticano define que Deus é o autor da Sagrada Escritura, e renovam uma teoria já muitas vezes condenada, segundo a qual a inerrância da Sagrada Escritura se estende unicamente aos textos que tratam de Deus mesmo, ou da religião, ou da moral. "-. HG # 22 
http://www.vatican.va/holy_father/pius_xii/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_12081950_humani-generis_po.html

E. O Concílio Vaticano II, Dei Verbum, 1965 
"A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo." - DV # 9 

"E assim, como tudo quanto afirmam os autores inspirados ou hagiógrafos deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, por isso mesmo se deve acreditar que os livros da Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus, para nossa salvação, quis que fosse consignada nas sagradas Letras (5). Por isso, «toda a Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, para corrigir, para instruir na justiça: para que o homem de Deus seja perfeito, experimentado em todas as obras boas» ( Tim. 3, 7-17). - DV # 11 
http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html

DICAS
Quando for ler pela primeira vez um livro da Escritura, tentar ler vários capítulos de cada vez para obter uma "visão ampla", e então, depois de terminar o livro, volte e estudar os capítulos um de cada vez. 

Bem no começo da biblia, Gênesis 2:24, vemos o Sacramento do Matrimônio: "... E eles se tornam uma só carne" No final da biblia, no Apocalipse, capítulos 19 e 21, lemos sobre a bodas do Cordeiro. 

A Bíblia, início e fim e tudo no meio é sobre o casamento do Cordeiro com Sua Noiva, a Igreja ...nós. 

Leia a Bíblia como uma carta de seu Esposo divino. 

Orar a Ele para obter orientação. 

Participar de um estudo da Bíblia Católica! 
 
Pois, junto com as sagradas fontes, Deus deu à sua Igreja o magistério vivo para esclarecer também e salientar o que no depósito da fé não se acha senão obscura e como que implicitamente. E o divino Redentor não confiou a interpretação autêntica desse depósito a cada um dos fiéis, nem mesmo aos teólogos, mas exclusivamente ao magistério da Igreja
Papa Pio XII 
Humani Generis, # 21 

fonte:http://www.biblechristiansociety.com/booklets.php